O presidente estadual do PSD no Ceará, o ex-vice-governador Domingos Filho, vai assumir a Secretaria do Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo do Estado. Nesta quinta-feira (26), o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou reforma administrativa no primeiro escalão de sua equipe, com o anúncio de Domingos, que assume o cargo que Salmito Filho (PDT) deixou na pasta. Em pronunciamento sobre o novo desafio, o peessedista destacou como um de seus objetivos mitigar a desigualdade social no Estado.
“Ampliar as áreas e as atividades que promovem o desenvolvimento econômico do estado e assegurar uma repercussão direta na vida das pessoas e na mitigação das desigualdades sociais”, disse, sobre a sua meta à frente da SDE.
Domingos disse ainda ter percebido, no governador Elmano, um “desejo muito claro de elevar os níveis de desenvolvimento econômico e social no Ceará”. “Vou procurar contribuir para isso”, completou. O dirigente partidário do PSD Ceará é pai do deputado federal Domingos Filho (PSD) e da deputada estadual Gabriella Aguiar (PSD), vice-prefeita eleita de Fortaleza na chapa de Evandro Leitão (PT). Ele também é marido da prefeita reeleita de Tauá, Patrícia Aguiar (PSD).
Graduado em direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), o advogado foi deputado estadual por quatro mandatos na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), e ocupou a Presidência da Casa em dois biênios: 2007/2008 e 2009/2010. Após a experiência no Executivo, ele assumiu como vice-governador de Cid Gomes, de 2011 a 2014. Domingos também já foi presidente do Tribunal de Contas dos Municípios no período de 2016 e 2017.
SAÍDA DE SALMITO
O então secretário da pasta, Salmito Filho, informou ter pedido ao governador para deixar a Secretaria. O motivo é o retorno à Assembleia. Salmito foi eleito, em 2022, para o cargo de deputado estadual, mas se licenciou ao assumir a SDE. “Preciso cuidar mais do mandato de deputado estadual que a população cearense me confiou”, disse, relatando ainda que pôde contar com a compreensão e confiança de Elmano.
“Eu me despeço da SDE com gratidão e com a consciência do sentimento de esperança a partir dos avanços nos projetos estruturantes [como do Hidrogênio Verde e do polo industrial tecnológico da saúde] e em novos projetos estruturantes [como do polo industrial automotivo e do polo da indústria do conhecimento com data-centers e empresas de tecnologia], além dos resultados positivos em todos os setores da economia tradicional do Ceará”, escreveu ele.
