Menu

Avião com mais de 60 pessoas cai no Cazaquistão; pelo menos 38 mortes confirmadas

Um avião com 67 pessoas – 62 passageiros e cinco tripulantes – a bordo caiu na madrugada desta quarta-feira (25), no Cazaquistão. Pelo menos 38 mortes já foram confirmadas. A aeronave pertence à Azerbaijan Airlines, e foi fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer). O local de saída foi Baku, capital do Azerbaijão, e o destino era a cidade de Grozny, na Rússia. O trajeto não passa pelo território cazaque, mas, como declarou a companhia, o avião foi forçado a realizar um pouso de emergência a aproximadamente 3 km, na cidade de Aktau, no país onde ocorreu a queda.

O Governo do Cazaquistão informou que vai cooperar com o Azerbaijão na investigação e que uma comissão governamental foi criada com o objetivo de investigar o ocorrido. Os membros da comissão devem voar até o local para garantir apoio às famílias das vítimas e aos feridos. Todos os voos da Azerbaijan Airlines para Grozny foram suspensos após a queda, até que a investigação seja concluída.

Em comunicado, o órgão regulador de aviação russo detalhou que as informações preliminares apontaram que o piloto decidiu fazer o pouso de emergência após a aeronave colidir com um pássaro. “Preliminarmente: após uma colisão com pássaros, devido a uma emergência a bordo, o comandante decidiu ir para um aeródromo alternativo. Aktau foi escolhido”, afirmou o órgão.

A agência de notícias Reuters, por outro lado, afirmou que a queda ocorreu pouco depois que ataques de drones atingiram o sul da Rússia, onde Grozny está localizada. O aeroporto russo mais próximo da rota, aliás, havia sido fechado na manhã desta quarta. O site Flightradar24, de monitoramento de voos, mostrou que a aeronave chegou a oscilar de altitude por 74 minutos. 

Passageiros que sobreviveram à queda foram vistos saindo de uma parte da fuselagem que permaneceu intacta. Conforme o Ministério de Emergências do Cazaquistão, os bombeiros controlaram as chamas que haviam se iniciado e que os sobreviventes foram levados para um hospital próximo.