Menu

Novas pastas, partidos contemplados e nomes conhecidos: a equipe de Evandro até o momento

Evandro Leitão em sua última sessão na Assembleia, na última quinta-feira (19). Foto: Junior Pio/Alece

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), Evandro Leitão (PT), vai tomar posse como prefeito de Fortaleza em 1º de janeiro de 2025. Ele fica no cargo até pelo menos 31 de dezembro de 2028, ano em que ocorre uma nova eleição. Há nove dias da virada do ano, o secretariado do petista começa a tomar forma. Segundo ele, aliás, a primeira prateleira da equipe deve ser concluída até o Natal, no dia 25 de dezembro. Até o momento, 20 nomes já foram anunciados por Evandro, dentre os quais estão os de ex-secretários da capital cearense ou do Estado e filiados a partidos que ajudaram o petista em sua vitória no pleito deste ano.

A Prefeitura de Fortaleza tem em seu organograma 24 órgãos de administração direta. Além destes, pelo menos três novas Secretarias – que contarão com administração direta – já foram anunciadas por Evandro: Secretaria de Relações Comunitárias, Secretaria das Mulheres e Secretaria de Proteção Animal.

Das três, os órgãos responsáveis pelas ações e políticas concernentes às mulheres e à proteção animal seguem o modelo de gestão adotado pelos governos petistas. O governador Elmano de Freitas (PT), ao assumir o Palácio da Abolição, anunciou a criação da Secretaria das Mulheres, pasta coordenada atualmente pela vice-governadora Jade Romero (MDB). Já em meados de 2023, ainda durante o seu primeiro ano como governador, foi criada a Secretaria da Proteção Animal. O presidente Lula (PT) também criou o Ministério das Mulheres ao assumir o Palácio da Alvorada para o seu terceiro mandato.

Confira os 20 nomes já anunciados por Evandro para os cargos de administração direta:

  • Gabinete do Prefeito: Eudes Bringel (PSD);
  • Secretaria Municipal de Governo (Segov): Júnior Castro (PT);
  • Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog): Carolina Monteiro;
  • Secretaria Municipal da Segurança Cidadã (Sesec): Cel. Márcio Oliveira;
  • Secretaria Municipal da Educação (SME): Idilvan Alencar (PDT);
  • Secretaria Municipal da Saúde (SMS): Socorro Martins;
  • Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf): André Daher;
  • Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP): Francisco José de Abreu Machado;
  • Secretaria Municipal do Esporte e Lazer (Secel): Anderson Pinheiro (Republicanos);
  • Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma): João Vicente;
  • Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor): Denise Carrá;
  • Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor): Helena Barbosa;
  • Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE): Antônio José Mota;
  • Secretaria Municipal do Desenvolvimento Habitacional de Fortaleza (Habitafor): Jonas Dezidoro (PT);
  • Secretaria Municipal da Juventude: Júlio Brizzi (PT);
  • Procuradoria Geral do Município (PGM): Hélio Leitão;
  • Controladoria e Ouvidoria Geral do Município (CGM): Silvia Correia;
  • Secretaria de Relações Comunitárias: André Barbosa;
  • Secretaria das Mulheres: Fátima Bandeira (PT);
  • Secretaria de Proteção Animal: Apollo Vicz (PSD).

Segundo o organograma atual da Prefeitura, sete pastas de administração direta ainda devem ter o nome de seus comandantes anunciados pelo prefeito eleito. São eles: o gabinete da Vice-Prefeitura, a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin), a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), a Secretaria Municipal da Gestão Regional (Seger), a Central de Licitações da Prefeitura de Fortaleza (CLFOR) – vinculada à PGM -, a Guarda Municipal de Fortaleza (GMF) – vinculada à Sesec – e o Departamento Municipal de Proteção e Defesa aos Direitos do Consumidor (Procon) – vinculado à SDHDS.

Vinculada à Seger, aliás, estão as gestões das 12 Secretarias Regionais (SER) dentro de Fortaleza. Cada Regional é equivalente a uma espécie de “mini Prefeitura”, responsável por pelo menos três bairros cada. Os secretários das Regionais também estão no primeiro escalão do secretariado da Prefeitura. Os nomes também ainda vão ser anunciados por Evandro

Atualmente, a Prefeitura conta com cinco órgãos considerados “Coordenadorias Especiais”. Destes, quatro estão vinculados ao Gabinete do Prefeito: Coordenadoria Especial de Articulação Política (Coearp), Coordenadoria Especial de Políticas sobre Drogas (Coesd), Coordenadoria Especial de Proteção e Bem Estar Animal (Coepa) e Coordenadoria Especial da Primeira Infância (Cespi). Já a Coordenadoria Especial de Programas Integrados (Copifor) é vinculada à Segov. Uma vez que três novas Secretarias já foram anunciadas por Evandro, é possível que o futuro prefeito anuncie uma reforma administrativa na capital cearense, com órgãos já existentes podendo ser afetados.

As Coordenadorias Especiais e os 13 órgãos da administração indireta (oito autarquias, quatro fundações e uma sociedade de economia mista) também devem ter seus titulares anunciados até o final de 2024.

ALIADOS CONTEMPLADOS E NOMES CONHECIDOS

Dentre os secretários já anunciados por Evandro, estão nomes conhecidos como o de Idilvan Alencar, deputado federal que leva a educação como a sua principal pauta e já havia chefiado a Secretaria Estadual da Educação (Seduc); Socorro Martins, que já havia sido secretária da Saúde da Capital; o vereador reeleito Júlio Brizzi, que volta a comandar a Juventude; e o também reeleito para a vereança, Eudes Bringel, tido como o “vereador de Evandro” e que vai chefiar o gabinete do prefeito eleito.

Anunciado como futuro secretário da Educação, Idilvan foi um dos filiados ao PDT que se posicionou a favor de Evandro no segundo turno contra o bolsonarista André Fernandes (PL) nas eleições. O pedetista atuou como secretário executivo e adjunto da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) entre 2007 e 2014, antes de ser titular da mesma pasta, de 2016 a 2018. O anúncio dele como secretário aponta para a possibilidade do PDT fazer parte da base da gestão do petista, o que é defendido pelo presidente interino nacional do partido, o também deputado federal cearense, André Figueiredo. Por outro lado, o presidente municipal da sigla e ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, o ex-ministro Ciro Gomes e o atual prefeito da Capital, José Sarto, todos filiados à legenda, vão se posicionar como oposicionistas

Legenda que esteve na chapa do PDT no primeiro turno do pleito da Capital na condição de vice, o PSDB também poderia contar com um nome no secretariado, já que Socorro Martins era filiada à sigla. No entanto, como afirmou o vice-prefeito de Fortaleza e presidente do PSDB Ceará, Élcio Batista, seu partido não poderia compor a gestão de Evandro, uma vez que vai fazer oposição a ele. Por esse motivo, o dirigente partidário acertou o desligamento de Socorro – que presidia o Diretório Municipal de Santa Quitéria – da sigla tucana. A futura secretária já foi titular da pasta entre 2013 e 2016, durante a gestão de Roberto Cláudio.

Leia mais | Luiz Pontes critica Élcio sobre desfiliação de Socorro do PSDB: “Desnecessário e prejudicial”

Dos partidos que fizeram parte da coligação com Evandro no primeiro turno – portanto, sem contar com o PDT -, três deles já foram contemplados na equipe do secretariado. O que possui o maior número de filiados anunciados foi o próprio PT, partido de Evandro, que já tem quatro nomes: Júnior Castro, Júlio Brizzi, Jonas Dezidoro e Fátima Bandeira. O PSD, partido da vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar, tem Apollo Vicz e Eudes Bringel. Já com um nome, aparece o Republicanos, com Anderson Pinheiro, futuro titular do Esporte e Lazer. Até o momento, PP, PSB e MDB, além das siglas que compõem a Federação Brasil da Esperança (PCdoB e PV) não foram contemplados.

O PSB, comandado no estado pelo senador Cid Gomes e pelo presidente do partido, Eudoro Santana – pai do ex-governador Camilo Santana (PT) -, apesar de não ter tido nenhum secretário anunciado até o momento, teve o vereador Léo Couto escolhido pelo grupo governista para presidir a Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor).