O Governo do Ceará realizou na manhã desta segunda-feira (23), no Centro de Eventos do Ceará, solenidade para a promoção de 1.903 policiais e bombeiros militares em Fortaleza. Mais duas solenidades de promoção ainda vão ocorrer até o fim deste ano. A ascensão dos profissionais da Segurança Pública atende ao que determina a Lei de Promoções do Estado do Ceará, sancionada em 2015, e que, ao final de 2024, vai englobar 34 mil militares que atendem aos critérios estabelecidos, com suas promoções.
Na ocasião, o governador Elmano de Freitas (PT) ressaltou que as promoções dos militares representam o reconhecimento à tropa, que dedicam suas vidas para proteger e defender a população. “Tenho certeza de que aqui passa um filme na cabeça de cada um, seja o que hoje é promovido a soldado, ou aqueles e aquelas que hoje ocupam uma posição de maior responsabilidade na Polícia Militar do Ceará e no Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Ceará”, disse.
“Tenho certeza de que a promoção que vossas senhorias alcançam nesse momento é de fato um reconhecimento do Estado, mas acima de tudo da sociedade cearense”, completou.
Além do chefe do Executivo estadual, participaram do evento o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá; o coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Klênio Savyo; e o coronel comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), Cláudio Barreto.
Até o fim deste ano, um total de 2.459 policiais e bombeiros militares vão ter ascendido profissionalmente. Ainda nesta segunda, às 16h, a solenidade vai atender aos profissionais de Sobral. Já na próxima quarta-feira (26) será a vez dos militares da Região do Cariri. Com as promoções, em 2024, o Governo do Ceará estima uma repercussão financeira anual de cerca de R$ 17,3 milhões.
