Menu

Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará são destaque em lista de melhores do ano

"Delírio Tropical" foi eleita como a melhor exposição coletiva de 2024 -Foto: Marilia Camelo

Em cartaz na Pinacoteca do Ceará, as exposições “Delírio Tropical” e “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” estão entre as melhores mostras de 2024 no cenário nacional. Com a participação de mais de 2.500 leitores, a partir da votação espontânea da revista Select e da plataforma SP-Arte, “Delírio Tropical” foi eleita a melhor exposição coletiva deste ano, enquanto a mostra que apresenta o trabalho da fotógrafa Claudia Andujar está entre as dez finalistas da plataforma SP Arte, ocupando a nona posição e sendo a única mostra de uma instituição museológica do Norte-Nordeste a ser premiada. 

Sendo reconhecida, na última terça-feira (17), como a melhor exposição coletiva, “Delírio Tropical” busca traduzir o país e compreender o poder da imagem na formação nacional e na sua circulação em diversas mídias. A mostra traz 133 artistas de todas as regiões do país e de diferentes gerações, contando com a curadoria de Orlando Maneschy e curadoria adjunta de Keyla Sobral. Em cartaz até 29 de junho de 2025, as obras buscam romper com os estereótipos, por meio de experiências distintas, em múltiplas linguagens.  

A exposição “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” foi eleita a nona da lista entre as dez exposições mais impactantes em museus e instituições culturais. Com curadoria de Eduardo Brandão, a mostra reúne cerca de 200 fotografias da artista suíça naturalizada brasileira. Apresentando a relação entre o fotojornalismo e a arte experimental, a exposição traz diferentes olhares de Andujar. A exposição ficará em cartaz na Pinacoteca do Ceará até 9 de março de 2025, conectando o Estado a um circuito internacional de museus que têm repercutido o trabalho da artista.