A segunda edição do “Natal Ceará Sem Fome”, do Governo do Ceará, reuniu mais de 500 crianças no Palácio da Abolição nesta sexta-feira (20). Os jovens que participaram do momento são de abrigos sociais ou atendidos pelo programa Ceará Sem Fome. Na ocasião, estiveram presentes o governador Elmano de Freitas (PT) e a primeira dama Lia de Freitas, coordenadora do Comitê criado para gerir o programa. Por meio da ação de combate à fome, conforme o Governo, 300 mil cearenses saíram da situação de extrema pobreza.
“São pessoas que superaram uma situação de muita vulnerabilidade e melhoraram de vida. O programa distribui mais de 125 mil quentinhas todos os dias, tem 53 mil famílias recebendo o cartão mensalmente com R$ 300 para comprar comida”, relatou o governador.
Ao recepcionar as crianças nesta sexta, Elmano destacou que “ainda falta muito” para que tenhamos um estado “realmente justo”. No entanto, ele ressaltou que o caminho está sendo construído. Também por meio do Ceará Sem Fome, uma parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae CE) permite que as famílias beneficiadas sejam capacitadas profissionalmente.
Lia, em sua fala, ressaltou a emoção que é oferecer uma “oportunidade tão especial” a quem enfrenta tanta dificuldade no dia a dia. “Vamos celebrar esse Natal na esperança de que tenhamos um Natal cada vez mais solidário e com muito amor em nossos corações”, desejou.
“Estamos muito gratos em poder compartilhar esse momento com essas crianças. É sempre bom se revigorar e compartilhar a solidariedade e esse amor que unimos do estado todo. Nos 184 municípios, as crianças vão receber presentes, esse símbolo que é um brinquedo, sem apologia à violência. Então, é um dia muito especial e agradecemos muito a cada um que participou junto com a gente”, completou.
Junto dos pequenos e das pequenas do Ceará Sem Fome, também participaram crianças e adolescentes atendidos pela Casa Abrigo I, Casa da Criança, Circos Escolas (Bom Jardim e Conjunto Palmeiras), Nossa Casa, Recanto da Luz, Renascer, Residências Inclusivas I, II, III, IV, V e VI, Sítio Mel, Tia Júlia (Parangaba) e Tia Júlia Primeira Infância.
CEIA NATALINA
Além do Natal Ceará Sem Fome no Palácio da Abolição, no dia 23 de dezembro, em todas as 1.300 cozinhas Ceará Sem Fome, ocorrerá uma ceia natalina especial pensada pela equipe do programa, com suíno marinado ao molho de laranja, arroz com cenoura, salada natalina colorida e farofa de banana. Na ocasião, 88 mil brinquedos – oriundos de doações – arrecadados serão entregues às crianças.
Para Nivia Ximenes, da Casa Abrigo I, mais do que entrega de brinquedos e diversão, o Governo do Ceará entregou memória afetiva e história que jamais sairá da memória das crianças e adolescentes. “Mais do que momento de brincadeira, de comida e diversão, estão sendo marcadas histórias. Isso vai ficar eternamente na memória deles, que estavam tão ansiosos para esse momento, que sequer dormiram”, contou.
