Menu

Lula defende “verdadeira autonomia” do Banco Central em encontro com novo presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, nesta sexta-feira (20), o novo presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, gravando uma mensagem em que defende “verdadeira autonomia”. Além deles, o vídeo ainda conta com a presença dos ministros da Fazenda, Fernando Haddad, do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e da Casa Civil, Rui Costa. Lula ainda afirmou que seu governo tem compromisso com a estabilidade econômica e com o controle da inflação. 

“Seguimos mais convictos do que nunca de que a estabilidade econômica e o combate à inflação são as coisas mais importantes para proteger o salário e o poder de compra da família brasileira, tomamos as medidas necessárias para proteger a nova regra fiscal e seguiremos atentos a necessidade de novas medidas”, disse o presidente Lula. 

Desde o ano passado, Lula criticava a interferência dos interesses do mercado sobre as decisões do Banco Central em relação à taxa de juros. O presidente questionava, assim, se a independência da organização, que era comandada pelo antigo presidente, Roberto Campos Neto, era real. “Certamente você vai dar uma lição de como se governa o Banco Central com a verdadeira autonomia”, afirmou Lula ao novo presidente.

O economista Gabriel Galípolo, que é o atual diretor de Política Monetária do BC, foi indicado por Lula no fim de agosto deste ano para presidir o banco. Com 66 votos favoráveis, cinco contrários e nenhuma abstenção, Galípolo foi sabatinado no Senado Federal, sendo aprovado para a presidência do BC em outubro.