Menu

“Empodera+”: projeto lançado nesta sexta (20) oferece bolsas e qualificação para a população LGBTQIA+

Lançamento do Programa Empodera+ em São Paulo (Foto: Divulgação/ Sinait SP)

Nesta sexta-feira (20), a Pinacoteca do Ceará vai receber o lançamento do projeto-piloto “Empodera+”. Iniciativa do Governo Federal e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a ação vai ofertar bolsas e auxílios financeiros para a população LGBTQIA+. O Empodera+ vai ser anunciado durante o Festival Ceará da Diversidade, em um momento que vai contar com as participações da secretária estadual da Diversidade, Mitchelle Meire, da gerente Geral do Banco do Brasil, Jeane Sampaio, e da secretária Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat.

O programa busca oferecer suporte para a comunidade, garantindo elevação escolar, qualificação profissional e inclusão no mercado de trabalho, promovendo autonomia econômica e cidadania plena. Para oferecer esse suporte, o programa ofertará bolsas e auxílios financeiros, distribuídos conforme a situação socioeconômica dos participantes.

“Essa ação oferece oportunidade e autonomia para pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. A educação e a melhoria curricular colocam a pessoa no caminho do emprego e com mais dignidade. As bolsas são ofertadas conforme a realidade de cada participante, assim, o Empodera+ reforça o compromisso do Ceará com uma sociedade mais inclusiva e mais justa”, diz Mitchelle Meire.

O Festival Ceará da Diversidade acontece nos dias 20 e 21 de dezembro (sexta e sábado), no Complexo Estação das Artes. É uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Diversidade e da Secretaria da Cultura, com o objetivo de abrir espaços em todas as esferas sociais para as vozes LGBTQIA+, enfrentando o preconceito com criatividade, representatividade e linguagem acessível.