Menu

Em meio a críticas, Elmano acena para agricultura familiar com isenção de pagamento de sementes

O governador Elmano de Freitas (PT) anunciou nesta sexta-feira (20) a isenção do pagamento de agricultores familiares para o reembolso de sementes e mudas referentes à safra de 2023/2024. Conforme ele, o decreto isenta 139 mil trabalhadores do campo de 133 municípios. A ação vem um dia após a sanção de matéria que alterou Lei de coautoria dele contra a pulverização aérea no Ceará, permitindo que agrotóxicos sejam pulverizados por drones. A situação gerou críticas de parte da base do petista, que o chama de “traidor”.

Nas redes sociais do governador, comentários negativos tomaram conta da postagem de Elmano. Além de relatarem a “traição” do chefe do Executivo – que já foi advogado do Movimento Sem Terra (MST) -, os internautas falam em “retrocesso” e “decepção”. “A marca do seu Governo será a chuva de agrotóxicos que você liberou para a população!”, comentou uma seguidora.

Na sessão da última quinta-feira (19) na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), o projeto de autoria do oposicionista Felipe Mota (União Brasil) e apoiado por Elmano foi aprovado por 22 votos favoráveis a nove contrários. A matéria colocou em lados opostos parlamentares petistas, como Missias do MST, contra a medida, e De Assis Diniz, líder do maior bloco da base governista e que apoiou a autorização, mesmo se abstendo da votação no momento final.

ISENÇÃO NO REEMBOLSO DAS SEMENTES

Segundo Elmano, o anúncio desta sexta tem o intuito de minimizar os efeitos da perda de safra acima de 50% de agricultores familiares ou àqueles em municípios que passaram por situação de emergência ou calamidade. A ação está contemplada na 37ª edição do Projeto “Hora de Plantar”. Ainda conforme o governador, com a iniciativa, o Governo do Ceará deixa de cobrar cerca de R$ 11,1 milhões aos produtores cearenses.

Na legenda, o petista afirmou que essa se tratou de “mais uma medida importante para o homem e a mulher do campo”. As primeiras sementes serão distribuídas no dia 27, em Mauriti. “Daí em diante, é distribuição de semente em todo o Estado, para garantir que a semente esteja na mão do agricultor e da agricultora antes das chuvas se intensificarem e eles poderem, efetivamente, plantar no tempo certo”, pontuou.

“Essa é uma ação muito importante em que o agricultor não vai precisar pagar pela semente”, acrescentou.

Ao lado do governador, o secretário estadual do Desenvolvimento Agrário, Moisés Braz (PT), citou que esse foi “um momento muito importante” para o Ceará. O titular da pasta ressaltou, no vídeo, que Elmano tem “potencializado o desenvolvimento do campo”.