Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), mais de 387 mil passageiros foram transportados em voos internacionais partindo ou chegando ao Aeroporto Internacional de Fortaleza, de janeiro a novembro de 2024, tornando o Ceará o estado das regiões Norte e do Nordeste com maior movimentação de passageiros em voos internacionais. No mesmo período, Salvador movimentou 377.646 passageiros, enquanto Recife alcançou 323.858. Os números foram divulgados na última quarta-feira (18).
Apesar de Salvador liderar o mês de novembro, com 41.438 passageiros, contra os 41.412 registrados por Fortaleza, o resultado não foi suficiente para alterar o acumulado do ano, que mantém o estado do Ceará na liderança.
A malha aérea internacional do Ceará inclui voos para Lisboa, Miami, Orlando, Buenos Aires, Paris e Santiago, no Chile. Ao longo de 2024, todas essas operações foram reforçadas, ampliando ainda mais a conectividade do estado. Neste ano, o Ceará registrou um crescimento de 43% na movimentação de passageiros em voos internacionais em comparação ao mesmo período do ano anterior.
Outro número superado pelo Estado, com dois meses de antecedência, foi o número total de turistas internacionais recebidos em todo o ano de 2023. Em outubro de 2024, o volume de visitantes estrangeiros já era 1% superior ao do ano anterior. Esse crescimento foi impulsionado por um forte desempenho em novembro, quando 13.549 turistas internacionais desembarcaram no Ceará, elevando a expansão anual para 20%.
