O jogador brasileiro Vinicius Jr. venceu o prêmio de Melhor do Mundo da Fifa. Após sair derrotado na disputa pela Bola de Ouro da France Football, Vini desbancou grandes nomes do futebol mundial como Lionel Messi, Rodri e Kylian Mbappé, e conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo no The Best Fifa de 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar.
Campeão da Champions League e de LaLiga com o Real Madrid, Vini Jr. foi o grande destaque do clube espanhol na temporada 2023/24 e se tornou o primeiro brasileiro a ganhar a premiação, desde quando Kaká levou o troféu para o Brasil, em 2007.
Apesar de ser protagonista no maior campeonato do mundo, Vinicius saiu derrotado na disputa pela Bola de Ouro, onde acabou ficando com o segundo lugar, atrás de Rodri, do Manchester City. A decisão gerou críticas, com o próprio Real Madrid demonstrando descontentamento com a escolha e não enviando nenhum jogador para a premiação.
Ao ser premiado, o camisa 7 do Real Madrid falou sobre o sonho que parecia ser impossível de acontecer e agradeceu aos seus companheiros e clubes que fizeram este sonho se tornar realidade.
“Parecia impossível chegar até aqui. Era uma criança que só jogava bola descalço nas ruas de São Gonçalo, perto do crime. Poder chegar é muito importante para mim. Estou fazendo por muitas crianças que acham impossível, mas que podem chegar até aqui. Agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho deles para viver por mim. Agora ao meu time, que me fez chegar até aqui. Não poderia deixar de agradecer ao Flamengo, que me viu nos campos, nas ruas. Não poderia chegar aqui sem o Flamengo”, apontou.
Vini Jr. teve 48 pontos na votação, realizada por jornalistas, torcedores, treinadores e capitães de seleções nacionais. Em segundo lugar ficou o espanhol Rodri, com 43 pontos. O seu companheiro de equipe, o meia inglês Jude Bellingham, ficou em terceiro, com 37 pontos.
Já no futebol feminino, por ironia do destino, a brasileira Marta, eleita seis vezes a melhor do mundo e conhecida como rainha do futebol, venceu o prêmio “Marta” 2024, prêmio dado ao gol mais bonito do futebol feminino, no ano, nomeado em homenagem à atleta brasileira.
“Quero dizer que estou muito feliz com o resultado. Competir com todas essas craques. Foram gols fantásticos, e essa temporada foi maravilhosa também. Estou mais feliz ainda em receber um prêmio que leva o meu nome. Sem dúvida, é uma honra muito grande, então quero agradecer a todos vocês”, disse Marta.
O gol foi marcado duas semanas antes de disputar o Torneio Olímpico de Futebol Feminino de Paris 2024. Com um chute no ângulo da entrada da área, após driblar a zagueira com uma pedalada, a alagoana marcou o gol que foi premiado.
