Menu

Ronaldo Fenômeno anuncia candidatura à Presidência da CBF

Ronaldo Fenômeno (Foto: Reprodução/ Instagram)

O ex-jogador de futebol Ronaldo, mais conhecido como Ronaldo Fenômeno, anunciou que irá se candidatar à Presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2026. O pentacampeão do mundo pela Seleção Brasileira já havia expressado sua vontade em assumir a presidência da entidade. O ex-atleta anunciou oficialmente a sua candidatura em suas redes sociais, na última segunda-feira (16).

Ronaldo expressou sua paixão pela seleção e exaltou a capacidade técnica da equipe, entretando, fez críticas relacionadas aos desempenhos recentes e apontou a direção da instituição como possíveis culpados para o atual estado da CBF.

“Ainda somos a única Seleção pentacampeã mundial, mas, no momento atual, até o nosso conceito de excelência está muito abaixo do nosso potencial. Perdemos a essência? Nem acho que as nossas maiores derrotas dos últimos anos foram dentro das quatro linhas. Elas não foram televisionadas. Precisamos olhar para fora dos holofotes. Para dentro das instituições”, apontou.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Ronaldo (@ronaldo)

Ednaldo Rodrigues é o atual presidente da CBF e seu mandato vai até março de 2026. O mandatário tem até um ano antes, em março de 2025, para convocar as eleições do novo presidente. Para ser oficialmente candidato, Ronaldo precisa do apoio de quatro federações e quatro clubes, pelo menos.

“Vou percorrer todos os cantos do Brasil, ouvir toda essa gente que precisa ser ouvida e apresentar às Federações um projeto de investimento privado nunca antes visto para o crescimento sustentável do esporte em cada estado do país. Seguir gerando negócios, empregos e entretenimento, com inovação. Reconstruir a credibilidade da entidade máxima do futebol brasileiro, com a nossa velha paixão nos novos tempos”, disse em sua publicação.

Vale ressaltar que, há pouco mais de um ano, o presidente Ednaldo Rodrigues chegou a ser tirado do cargo por decisão judicial e retornando posteriormente por decisão do ministro Gilmar Mendes. Apesar disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) ainda vai julgar se Ednaldo deve seguir no cargo ou não.

Ronaldo já possui experiência em comando de clubes. Fenômeno é dono do Valladolid, da Espanha, e também já foi dono da SAF do Cruzeiro, que vendeu para o empresário Pedro Lourenço.