Menu

De Assis denuncia atraso no pagamento da manutenção dos ar-condicionados do IJF

A situação do Instituto Dr. José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência da Prefeitura de Fortaleza, vem gerando críticas por parte da oposição do prefeito José Sarto (PDT). O IJF passa por uma crise de abastecimento de medicamentos e insumos. Ao OPINIÃO CE, o deputado estadual De Assis Diniz, líder do PT na Assembleia, denunciou que o equipamento vem sofrendo, inclusive, com um atraso no pagamento da manutenção dos ar-condicionados.

“A situação é gravíssima. A cada passo se descobre um fato novo. É algo que traz consequência direta, o não pagamento de fornecedores para a manutenção do que é a essência do centro cirúrgico”, disse, sobre o funcionamento dos ar-condicionados.

O OPINIÃO CE entrou em contato com a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Esta matéria será atualizada em caso de retorno.

Conforme o petista, a preocupação, atualmente, é saber “o tamanho do rombo”. Com o “tamanho do buraco crescendo a cada dia”, o parlamentar afirmou que ainda não é possível mensurar a dimensão de qual é a sanidade financeira do hospital. 

Na última sexta-feira (13), o governador Elmano de Freitas (PT) anunciou repasse de recursos extras do Governo Federal para o IJF. O valor de R$ 9,6 milhões foi adquirido por meio de articulação do prefeito eleito da capital cearense, Evandro Leitão (PT), com a União, no final de novembro. Sobre o assunto, De Assis ressaltou que o dinheiro oriundo do Governo está depositado. 

Segundo ele, é preciso saber onde e como os valores que não foram utilizados no IJF foram usados. “Qual a hierarquia e, principalmente, quem são aqueles que receberam ou receberão em detrimento daqueles que são essenciais”, afirmou. “Eu diria que a gente tem que estar muito atento”, finalizou o deputado.