Menu

Programa Água Doce tem continuidade garantida por termo assinado entre MIDR e SRH

Foto: Divulgação/ Governo do Ceará

O Termo de Compromisso entre a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) e o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) foi assinado no último dia 13, visando promover mais segurança hídrica para o estado do Ceará. A ação garante a continuidade da gestão dos 272 sistemas de dessalinização de água existentes e engloba o Programa Água Doce, que busca ampliar o acesso à água potável em comunidades rurais com alta vulnerabilidade hídrica.

O projeto será executado ao longo de 48 meses e possui o orçamento estimado de R$ 11,1 milhões, sendo parte do investimento oriundo do Governo Federal e complementado pelo Governo do Ceará.

O Programa Água Doce contribui para melhorar a qualidade de vida das populações beneficiadas, mas também fortalece a resiliência das comunidades locais frente aos desafios impostos pelas mudanças climáticas e pela escassez de recursos hídricos”, ressaltou a diretora de Revitalização e Planejamento em Segurança Hídrica do MIDR, Fernanda Ayres.

O Programa Água Doce (PAD) é uma ação coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional que busca estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas.

No Ceará, o PAD já implantou 272 sistemas de dessalinização em 47 municípios cearenses, beneficiando milhares de famílias com água potável. Além dos que já estão em funcionamento, outros 17 serão construídos pelo Termo de Compromisso entre o MIDR e SRH.