Menu

Cine São Luiz exibe documentário que celebra centenário do cinema cearense e presta homenagem

O evento de lançamento terá a exibição do documentário, conversa com os realizadores e homenagens aos cearenses que são destaque no audiovisual- Foto: Divulgação/ Governo do Estado

O Cineteatro São Luiz realiza, nesta terça-feira (17), o lançamento do documentário “Cinelândia Cearense-100 de resistência”, que celebra o centenário do cinema cearense. Além da estreia da obra audiovisual, o evento prestará homenagens aos cearenses Ary Bezerra e Artur Bruno. Com entrada gratuita e sem retirada de ingressos, a exibição é aberta ao público, iniciando às 19h. O documentário foi produzido pelo Núcleo Audiovisual da Casa Civil do Governo do Ceará. Em suas redes sociais, o governador Elmano de Freitas (PT) convidou a população para assistir e prestigiar o documentário.

“É um orgulho celebrar o centenário do cinema do nosso Ceará. Para marcar a exibição do primeiro filme produzido por um cearense, Adhemar Bezerra de Albuquerque, o Cineteatro São Luís, equipamento cultural do Governo do Estado, apresentará, de forma gratuita, na próxima terça-feira (17), às 19h, o filme “Cinelândia cearense – 100 anos de resistência”, documentário produzido pelo Núcleo de Audiovisual da Casa Civil. Estão todas e todos convidados!”, convidou o governador Elmano de Freitas (PT). 

O documentário trata do centenário do cinema do Ceará, que é marcado pela estreia do filme “Temporada de Futebol Maranhense no Ceará”, do cearense Adhemar Bezerra de Albuquerque, lançado em 1924. A produção audiovisual abordará como o cinema cearense iniciou, quais eram as primeiras salas de cinema e quem fez parte dessa história. 

Além da exibição e conversa com realizadores, o Cineteatro São Luiz ainda prestará homenagem ao historiador Ary Bezerra Leite, que se dedicou à pesquisa e à preservação da história do cinema brasileiro, e ao Artur Bruno, ex-Deputado Estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), que oficializou o dia 15 de outubro como a data comemorativa do Dia do Audiovisual Cearense. A data simboliza o dia que ocorreu a exibição do primeiro filme creditado a um cearense, Adhemar Bezerra, que ocorreu em 15 de outubro de 2024, no extinto Cine Morderno, em Fortaleza. Adhemar foi fundador da ABA film, marcando o início da tradição cinematográfica no Estado.

SERVIÇO

  • Lançamento de “Cinelândia Cearense – 100 anos de resistência” e homenagem a Ary Bezerra Leite e Artur Bruno 
  • Horário: 19h | Entrada: GRATUITA
  • Local: Cineteatro São Luiz – R. Major Facundo, 500, Centro
  • Contato: Monique Linhares (Comunicação – Cineteatro) – 85 986594762