Menu

Cumbuco recebe reconhecimento e certificado internacional Bandeira Azul pela terceira vez

A Praia do Cumbuco, em Caucaia, conquistou pela terceira vez o certificado internacional Bandeira Azul. Em suas redes sociais, a Prefeitura de Caucaia anunciou que a praia recebeu o reconhecimento atendendo a rigorosos critérios de qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança.

O litoral de Caucaia foi o primeiro do Ceará a receber essa chancela ecológica, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo que seguem normas internacionais de gestão ambiental. Segundo Leandro Alves, presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), a certificação Bandeira Azul foi conquistada por meio de investimentos em qualidade ambiental, monitoramento da água e ações como o acompanhamento de tartarugas marinhas, destacando o Ceará como o único estado a realizar esse tipo de trabalho. “Essas iniciativas qualificam a praia como um destino turístico sustentável e ambientalmente amigável, o que tem nos enchido de orgulho”, afirmou Leandro.

A secretária de Turismo de Caucaia, Lívia Holanda, destacou o impacto do reconhecimento internacional no aumento do turismo local.

“O Cumbuco é conhecido como a terra dos bons ventos de julho a dezembro, e agora, de janeiro a junho, temos a temporada das tartarugas graças ao monitoramento feito pelo IMAC. Isso torna o destino procurado o ano todo e o posiciona como um dos melhores do mundo”, enfatizou.

SELO 

O selo Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido às praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.