Menu

Ceará realiza Dia D de mobilização contra a dengue neste sábado (14)

Ao longo do dia, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias estarão visitando residências em todo o país -Foto: Divulgação/MS

Acontece neste sábado (14) o Dia D de Mobilização nacional contra a Dengue, realizado pelo Ministério da Saúde. No Ceará, as atividades da campanha se concentram na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, a partir das 8h30, contando com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), da secretária da Saúde do Estado, Tânia Mara Coelho, e do diretor do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde, Edenilo Baltazar Barreira Filho. A ação, que reúne Governo Federal, estados, municípios e a população, busca conscientizar a sociedade sobre a importância de medidas para controlar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor da doença. 

Entre as atividades educativas previstas para acontecer na capital cearense está a entrega de panfletos, jogo de tabuleiro e exposição do ciclo do mosquito. Haverá também a vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos, possibilitando que a população atualize sua caderneta vacinal. Em todo o País, agentes comunitários de saúde estarão, ao longo do dia, visitando residências. 

“Receber bem os agentes do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental. O trabalho deles é essencial na prevenção e no controle da dengue. Com apenas 10 minutos por semana, é possível evitar a proliferação do mosquito e salvar vidas. Quero convidar cada cidadão a fazer parte desse esforço. Cerca de 75% dos focos do mosquito estão dentro das casas. Precisamos tapar caixas d’água, descartar o lixo adequadamente, manter limpas as vasilhas de água dos animais e eliminar qualquer acúmulo de água em vasos, pneus e outros recipientes”, reforçou a ministra da Saúde, Nísia Trindade. 

O presidente Lula (PT) e a ministra da Saúde lançaram o Plano de Ação 2024/2025 para reduzir os impactos das arboviroses no Brasil, que busca diminuir os casos e óbitos por dengue, chikungunya, zika e oropouche no próximo período sazonal. O investimento do Ministério da Saúde para a ação foi de R$ 1,5 bilhão, o que indica um aumento de 50% em relação ao ano anterior. Entre as medidas previstas está a reorganização da rede assistencial, em colaboração com secretarias estaduais e municipais, para garantir que os pacientes sejam atendidos com rapidez e eficiência. 

O recurso será aplicado em Novas tecnologias, como Wolbachia, que são estações disseminadoras de larvicidas (EDLs) e mosquitos estéreis, garantir a vacinação para o público elegível e possibilitar a aquisição de materiais para testagem de arboviroses. A iniciativa ainda contribuirá para medidas contra surtos da doença, projetos de pesquisa e outras iniciativas. Além disso, a pasta segue distribuindo inseticidas e larvicidas aos estados para potencializar as ações de vigilância e controle. 

A segunda fase da campanha nacional de conscientização e mobilização iniciou no final de novembro, que deve se estender até 28 de dezembro, com o slogan “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, zika e chikungunya é agora”. A fase inicial, lançada em 18 de outubro, alertava a população sobre a importância de eliminar criadouros, com o slogan “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”.

PREVENÇÃO

Entre as medidas de prevenção contra a dengue está a eliminação de criadouros do mosquito e na proteção contra picadas. As principais ações que eficazes são:

  • Eliminar recipientes que acumulam água, como pneus, garrafas e vasos de plantas;
  • Manter caixas d’água e reservatórios devidamente tampados;
  • Limpar calhas e lajes para evitar acúmulo de água;
  • Utilizar repelentes e roupas de mangas compridas, especialmente durante o dia, quando o mosquito é mais ativo;
  • Instalar telas em janelas e portas para impedir a entrada de mosquitos.