Menu

Ceará é um dos quatro estados do País com alta da produção industrial

Os setores que se destacam são veículos automotores, produtos químicos, e máquinas, aparelhos e materiais elétricos -Foto: CNI/José Paulo Lacerda

Conforme dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM) Regional, divulgados nesta sexta-feira (13), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Ceará é destaque entre os estados que cresceram na produção industrial, apresentando o aumento de 3,5%. No ranking nacional, Pará (7%), Mato Grosso (4,6%), Paraná (3,7%) ultrapassam o território cearense. Sendo o maior parque industrial do País, São Paulo teve o ganho de 3,1% no acumulado do ano. Entre os setores que se destacam estão o de veículos automotores, o de produtos químicos, o de máquinas, aparelhos e materiais elétricos. 

A pesquisa ainda indica os locais que tiveram diminuição de ritmo, perceptível em quatro dos 15 locais analisados. As quedas mais expressivas ocorreram no Rio Grande do Sul (-1,4%) e no Rio de Janeiro (-1,3%). 

A indústria nacional está 2,6% acima do seu nível pré-pandemia. Comparando os resultados de setembro e outubro, a produção industrial brasileira recuou 0,2%. Já no acumulado de 12 meses, é indicada a alta de 3% em 17 dos 18 locais analisados, enquanto no acumulado do ano teve a expansão de 3,4%, com resultado positivo em todos os 18 locais analisados. 

Segundo o IBGE, a maior influência negativa em outubro foi a indústria do Rio de Janeiro (-1,3%), que ocupou o segundo lugar no ranking de maiores recuos na produção industrial, caindo pelo segundo mês consecutivo. Nesse período, acumulou redução de 3%. Os principais responsáveis para a performance da indústria do Rio foram os setores extrativos e de máquinas e equipamentos. Em outubro, o desempenho da indústria gaúcha, que caiu 1,4%, eliminando parte do avanço de 2% registrado no mês anterior, também contribuiu para a situação do cenário industrial. Os setores de produtos do fumo, produtos químicos, e celulose, papel e produtos de papel, foram os que mais contribuíram para o resultado.