Foram diplomados, na tarde desta quinta-feira (12), o prefeito eleito de Massapê, Ozires Pontes (PSDB), e o vice-prefeito Luiz Carlos Frota (PP), em cerimônia presidida pelo juiz da Junta da 45ª Zona Eleitoral, Gilvan Brito Alves Filho. A solenidade conjunta também diplomou o prefeito eleito de Senador Sá, Bel Jr, sua vice, Prof.ª Maria, ambos do PP. A diplomação é o ato pelo qual a Justiça Eleitoral atesta que o candidato foi efetivamente eleito pelo povo e está apto a tomar posse no cargo.
“É um passo fundamental para o fortalecimento da democracia, onde a população espera que agora, nós, como seus legítimos representantes, possamos atuar de forma ética e eficaz, promovendo melhorias e avanços para Massapê. Este evento, portanto, simboliza não apenas a vitória nas urnas, mas também a responsabilidade que vem com o cargo e a expectativa de um futuro melhor para todos os massapeenses”, afirmou o prefeito eleito Ozires.
Além dos prefeitos e vices, os vereadores eleitos nos dois municípios também foram oficializados durante a cerimônia, realizada na comarca de Massapê. Na ocasião, foi realizada a entrega dos diplomas assinados pelo presidente da junta eleitoral.
Já os prefeitos eleitos de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), e Caucaia, Naumi Amorim (PSD), serão diplomados no dia 19 de dezembro. Enquanto o futuro gestor da Capital vai ser diplomado na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), às 17h, Naumi tem seu diploma eleitoral assinado às 10h, na Câmara Municipal de Caucaia.
O documento, como explica o TRE-CE, certifica a legitimidade do eleito para que ele possa se empossar no cargo. O diploma reconhece ainda a sua legitimidade para representar a população da circunscrição eleitoral pela qual se elegeu. Para a emissão dos diplomas, a Justiça Eleitoral do Estado utiliza um programa desenvolvido pela Seção de Soluções Corporativas (Sesco), o sistema “diplomas”, responsável pela emissão parametrizadamente dos diplomas eleitorais dos candidatos eleitos e dos suplentes a partir das Eleições de 2006.
A Justiça Eleitoral tem até o dia 19 de dezembro para finalizar a última etapa do pleito municipal de 2024.
