Menu

Socorro Martins teve que deixar o PSDB para ser anunciada como secretária de Saúde de Evandro

Socorro Martins, anunciada como secretária de Saúde de Evandro em Fortaleza, e Élcio Batista, atual vice-prefeito da Capital e presidente do PSDB Ceará. Fotos: Reprodução/Internet e Natinho Rodrigues

A futura secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins, teve que deixar o partido ao qual era filiada, o PSDB, para ser convidada pelo prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), para fazer parte da gestão. Em entrevista exclusiva ao OPINIÃO CE, o vice-prefeito de Fortaleza e presidente do PSDB Ceará, Élcio Batista, informou que conversou com Socorro, a parabenizou e acertou o seu desligamento. A legenda, como ressaltou Batista, fará oposição à gestão de Evandro e, por isso, não faria sentido possuir uma titularidade de Secretaria.

“Somos de oposição. Seremos de oposição à Prefeitura. Temos um projeto para o Estado e para a cidade, que queremos que o PSDB lidere”, disse.

Anunciada como a titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma das pastas mais importantes do Governo municipal, ela era presidente do Diretório Municipal do PSDB de Santa Quitéria, como consta no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com Élcio, a escolha do nome não passou pelo PSDB. “Ninguém foi consultado”, disse, se referindo a Direção da sigla. O presidente do Diretório Estadual, sobre o desligamento, frisou prezar “pela coerência e defesa do fortalecimento do partido”.

PSDB NAS ELEIÇÕES DE 2026

Ainda durante a conversa, o vice-prefeito destacou que o projeto de oposição inclui o preparo para uma candidatura ao Governo do Ceará, em 2026. Atualmente, a oposição ao governador Elmano de Freitas (PT) conta com partidos como o próprio PSDB, o União Brasil, o PL e parte do PDT. “O PSDB tem um projeto para Ceará e Fortaleza. Dialogamos sempre com os outros partidos e na medida do diálogo podemos construir a aliança”, pontuou.

“Hoje, os partidos mantêm o diálogo, mas cada um mantendo o projeto baseado na sua história e no seu programa. O diálogo é permanente com parte do PDT, com o União Brasil e com o PL”, acrescentou.

Para as eleições gerais, Élcio destacou que o objetivo é preparar o partido para a candidatura, procurando articular o crescimento da sigla em todo o Estado. “Visitar municípios, aumentar o número de filiados e convidar e agregar jovens para que possam se somar”. Ele informou que vai liderar este projeto por parte do PSDB. Para a candidatura da oposição ao Governo, como informou Élcio, ainda não há um nome definido. “Não gosto de falar de nomes. O meu sempre vai estar à disposição, mas o mais importante é construir um projeto, agregar o máximo de partidos, construir coalizão e escolher um nome que vai representar”, disse, lembrando que tem conversado com todos os nomes que representam as principais lideranças da oposição a Elmano.

Sobre o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), Élcio ressaltou ter ótima relação com ele, mas que ainda não houve uma conversa direta com o ex-gestor da Capital sobre a possibilidade de RC integrar como um quadro da sigla. Desde o fim das eleições, o PDT, por meio do seu presidente interino nacional, o deputado federal cearense André Figueiredo, tenta voltar à base de Elmano e integrar como base de Evandro em Fortaleza. O ex-prefeito, portanto, poderia deixar a legenda, uma vez que deve seguir como oposição

“O PSDB está sempre de portas abertas para novos filiados, principalmente políticos com a característica de Roberto Cláudio”, finalizou.