O Periquito Cara Suja (Pyrrhura griseipectus), espécie ameaçada de extinção e que teve seus últimos espécimes confirmados no Planalto da Ibiapaba há 114, vai ser reintroduzida na região. No local, o projeto Refaunar Arvorar, realizada pelo Parque Arvorar, do Beach Park, e em parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (Aquasis), tem o objetivo de repovoar a Ibiapaba com aves nativas cearenses, começando com o Periquito Cara Suja e a Jandaia-verdadeira (Aratinga jandaya).
O objetivo é retornar os animais para seu habitat natural, visando um momento de reparação histórica e ecológica. A ação ocorre nesta quinta-feira (12).
Ao todo, 18 pássaros devem ser reintroduzidos na Reserva Natural Serra das Almas (RNSA), maior Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do Ceará, e reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como o primeiro Posto Avançado da Biosfera no estado desde 2005. A reserva está localizada no Planalto da Ibiapaba, entre os municípios de Crateús, no Ceará, e Buriti dos Montes, no Piauí. Com uma área protegida de 6.285,38 hectares, a Serra das Almas abriga quatro nascentes, espécies ameaçadas de extinção e contribui para a manutenção de serviços ambientais e ecossistêmicos.
Além das 18 aves, outras três, que foram apreendidas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e enviados para o Arvorar como fiel depositário, onde foram acolhidos e passaram por atendimento e avaliações de biólogos, veterinários, zootecnistas e demais especialistas, serão translocadas para a RNSA, onde passarão pelo processo de aclimatação para posterior soltura no ambiente natural.
O esforço faz parte do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Caatinga, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima. Conforme o Refaunar Arvorar, o projeto também abre caminhos para a reintrodução de outras espécies que já desapareceram do território cearense, como emas e araras. Ambientes preservados como a Reserva Natural Serra das Almas, conforme o Arvorar, são fundamentais para a efetivação desse trabalho.
