Menu

Lula evolui bem no pós-operatório e está “lúcido” e “conversando”, mostra boletim

O presidente Lula (PT) permanece internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, sob cuidados intensivos para o tratamento da hemorragia intracraniana. Conforme novo boletim, o presidente evoluiu bem no pós-operatório imediato, que segue sem intercorrências. Além disso, conforme o Boletim Médico publicado ao meio-dia desta quarta-feira (11), Lula está lúcido, orientado, conversando e passou a noite bem, porém, permanece com dreno enquanto aguarda novos exames de rotina.

O Chefe do Executivo Nacional foi submetido à craniotomia para drenagem de hematoma ainda na noite da última segunda-feira (9), após ressonância magnética mostrar hemorragia intracraniana, decorrente de acidente sofrido por ele em outubro deste ano. Ele segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados do Prof. Dr. Roberto Kalil Filho e da Dra. Ana Helena Germoglio.

Leia também: Lula está estável, mas segue na UTI por mais 48h, informam médicos

Ainda na tarde de ontem (10), a equipe médica liderada por Roberto Kalil, informou que a hemorragia intracraniana, identificada no presidente, não comprometeu qualquer função cerebraldescartando que ele possa ficar com alguma sequela. Conforme o médico, Lula ficará internado na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo até que possa ser liberado para retornar a suas atividades na próxima semana.

“O presidente não terá sequela e não há risco de complicações porque o hematoma estava localizado entre o osso cranial e o cérebro. Ele não tem machucado no cérebro. Esse procedimento é para evitar que o hematoma comprima o cérebro. O hematoma, que fica entre duas folhas da meninge, foi totalmente drenado. O mais importante é que ele não teve trauma no cérebro”, disse o Dr. Kalil.

Segundo os médicos, o procedimento pelo qual o Lula passou inclui uma pequena perfuração no crânio, entre duas lâminas da meninge, seguida da colocação de um dreno por onde deve sair o sangue acumulado no local. Por meio da trepanação, os orifícios feitos no crânio são pequenos, que terá uma cicatrização espontânea, dispensando a necessidade de intervenção futura. Conforme o médico, Lula se encontra lúcido e acordado, acompanhado apenas da primeira-dama Janja da Silva.