Menu

Evandro define Socorro Martins como secretária da Saúde de Fortaleza

O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), definiu o primeiro nome do secretariado de sua futura gestão. Nesta quarta-feira (11), foi informado que Socorro Martins vai retomar o cargo de secretária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) da Capital. Especialista em Gestão Hospitalar, ela já foi titular da pasta durante a gestão do ex-prefeito Roberto Cláudio (PDT), de 2013 a 2016.

Durante o final do mandato do prefeito José Sarto (PDT), a Saúde da cidade passa por uma crise. Além da situação do Instituto José Frota (IJF), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também se encontra em dificuldade. O Sindicato dos Médicos do Ceará (Simec) denunciou nesta terça-feira (10) que 10 ambulâncias estavam paradas e que os profissionais estavam sem receber salários desde agosto. Por meio da SMS, a Prefeitura de Fortaleza destacou que vem trabalhando para regularizar a situação “o mais breve possível”. Conforme a pasta, o pagamento para a empresa responsável pelo aluguel dos veículos e para os profissionais está em andamento. A gestão destacou que os serviços do Samu “seguem ativos e em circulação para atender às demandas da população”.

Durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) nesta quarta-feira (11), o deputado De Assis Diniz (PT), líder do PT e do maior bloco de partidos na Casa do Legislativo, parabenizou Evandro pela escolha, mas ressaltou que Socorro deve passar por um período de “muita turbulência”. “Que ela se prepare para os primeiros 90 dias”, disse. O parlamentar frisou, no entanto, que acredita que a futura titular da Saúde, “pela sua competência”, vai fazer um plano estratégico para enfrentar a situação da pasta. 

SOCORRO MARTINS

Maria do Perpétuo Socorro Martins Breckenfeld é formada em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Além de ter sido professora do curso de Medicina na UFC, foi diretora do Hospital de Maracanaú, do Hospital Gonzaga Mota do José Walter (Gonzaguinha do José Walter), do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara e do Hospital de Messejana Doutor Carlos Alberto Studart Gomes.