Jogador do Fortaleza, o atleta Glaybson Yago Souza Lisboa, o “Yago Pikachu”, pode ganhar Título de Cidadão Cearense. Natural de Belém-PA, ele chegou ao Leão do Pici em 2021, onde ficou por um ano. Após passagem no futebol japonês, retornou ao Tricolor, em 2023, permanecendo até os dias atuais. A proposta, lida no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), nesta quarta-feira (11), é de autoria do deputado estadual De Assis Diniz (PT), torcedor do Fortaleza.
Na justificativa do projeto, o parlamentar lembra a trajetória de Pikachu, em seu início no futsal da Tuna Luso, aos nove anos, e suas passagens no futebol profissional, pelo Paysandu, onde iniciou a carreira, pelo Vasco da Gama e pelo Shimizu Pulse, do Japão. “Em 2021, foi anunciado pelo Fortaleza, estreando com boas atuações, incluindo gols decisivos na Copa do Brasil e Brasileirão”, escreveu.
“Após um breve período no futebol japonês pelo Shimizu S-Pulse, onde não obteve grande destaque, retornou ao Fortaleza em 2023, firmando contrato até 2025. Pikachu segue como uma peça importante para o clube, consolidando sua carreira com conquistas e performances marcantes no futebol brasileiro”, finalizou De Assis.
Na Assembleia, o projeto vai passar apenas pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
