Dados da Pesquisa Mensal de Serviço (PMS), divulgados nesta quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que a atividade turística no Ceará cresceu 10,8% em outubro em comparação ao mês anterior. O resultado, que foi o maior crescimento do País, ainda supera a média nacional, que foi de 4,7%. O índice positivo se repete pelo segundo mês consecutivo, já que o turismo cearense cresceu 10,1% em setembro, além de apresentar um aumento cinco vezes superior à média do cenário nacional.
“Este é mais um resultado que o turismo cearense comemora em 2024. Mês após mês, o Ceará vem se destacando, mostrando sua força no turismo nacional e internacional, movimentando o maior número de passageiros em voos internacionais e registrando o maior crescimento no percentual de chegada de estrangeiros no País. Isso é fruto de um trabalho diário, dedicado, que reforça o protagonismo do nosso Estado”, destacou a secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.
Entre os 17 locais analisados, 16 acompanharam a expansão da atividade turística nacional (4,7%). Além do Ceará (10,8%), São Paulo (8,5%), Pernambuco (8,7%), Bahia (4,8%) e o Distrito Federal (6,6%) foram os destaques. Apenas o Rio de Janeiro (-6,5%) registrou queda nas atividades turísticas.
Em comparação com o mês de outubro do ano passado, o crescimento alcançou 14%. Sendo destaque nacionalmente, o Ceará também lidera na elevação da receita nominal, em comparação com mês anterior, avançando 3,9% em outubro. A porcentagem indica a superação da média nacional, que foi de 1%. O índice da receita nominal mostra o crescimento das vendas em um determinado período, comparando com resultados anteriores. De acordo com o IBGE, a expansão do índice de receita nominal também foi registrada em Rio Grande do Norte (3,7%), Pará (2,9%), Mato Grosso (2,6%) e São Paulo com (2,6%).
