Menu

Em meio a caos na saúde, vídeo de Sarto cantando gera repercussão e críticas nas redes sociais

Prefeito Sarto, em vídeo que repercutiu nas redes sociais. Foto: Reprodução

A gestão do prefeito José Sarto (PDT) em Fortaleza passa por um momento conturbado. Na saúde, o caos se estabeleceu, com serviços hospitalares e de ambulância sendo prejudicados e o Instituto Dr. José Frota (IJF) com falta de insumos e medicamentos. Em meio à situação, um vídeo do gestor cantando, que repercutiu nas redes sociais, tem gerado críticas ao pedetista. Na ocasião, o prefeito aparece cantando trecho da música “Pétala”, de Djavan.

Na ocasião, Sarto estava acompanhado do prefeito eleito de Massapê, Ozires Pontes (PSDB), ex-secretário de Esporte e Lazer de Fortaleza, do secretário de Governo, Renato Lima, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira (Avante). O momento descontraído ocorreu durante o período de folga do prefeito. 

Além da situação da saúde, o chefe do Executivo municipal recebeu críticas, recentemente, por conta do cancelamento de dois dias do Réveillon. A festa de fim de ano, inicialmente, contaria com três momentos de shows, mas, no último 5 de dezembro, o prefeito anunciou a redução da festividade. Segundo ele, o financiamento dos patrocinadores não foi suficiente para que a programação fosse mantida.

“FALTA DE TRANSPARÊNCIA”

Na transição de Governo, o prefeito eleito, Evandro Leitão (PT), tem reclamado da falta de informações e dados em relação aos serviços públicos da capital cearense. Conforme o petista, os dados não estariam sendo divulgados, com falta de transparência por parte de Sarto. “O que está se querendo é jogar para a população, dizer que está havendo uma transição quando, na verdade, não está. (…) estamos tendo uma dificuldade enorme para que possamos ter esses números nas nossas mãos”, disse, à época.

“O desafio é grande, mas a partir de 1º de janeiro iremos implantar uma gestão transparente e participativa, onde iremos escutar a população fortalezense”, afirmou.

Leia mais | Evandro desabafa sobre “caos” na saúde pública de Fortaleza: “Está agonizando”

Em resposta ao OPINIÃO CE, na ocasião, a comunicação da Prefeitura afirmou que as reuniões de transição estão ocorrendo “conforme combinado”. “Todas as perguntas feitas pela equipe do prefeito eleito são oficiadas e registradas por e-mail”, detalhou a gestão, que ressaltou existir um prazo estabelecido para a equipe de transição de Sarto responder. “Não há registro de questionamento sem resposta”, completou.

Como explicou Evandro, os primeiros 100 dias de sua gestão serão focados na Saúde e na limpeza da cidade. Para o primeiro setor, o prefeito eleito ressalta que o foco não será apenas no Instituto José Frota (IJF), maior hospital de urgência e emergência da Prefeitura e que passa por uma crise de abastecimento de insumos, mas também nos 132 postos de saúde da cidade e nos demais equipamentos. Fortaleza possui 10 equipamentos de saúde na atenção secundária e terciária.