O governador Elmano de Freitas (PT) recebeu, no Palácio da Abolição, nesta segunda-feira (9), representantes da Regional Nordeste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Foram discutidas, com nove bispos, as demandas da população em temas como o social, a economia e a segurança pública. Ao agradecer o diálogo com a Igreja, o governador disse ser preciso “manter um diálogo mais intenso” com a instituição, com o objetivo de “dar a satisfação adequada às demandas apresentadas ao Governo”.
“Essa escuta é importantíssima para acelerar o que está certo e corrigir o que, eventualmente, precisar ser corrigido”, disse, na reunião.
Elmano, no último mês de agosto, chegou a prometer “comprar e distribuir” Bíblias nas instituições de ensino do Estado. A proposta gerou polêmica entre a base do petista. No dia 14 de agosto, um Projeto de Indicação que trata sobre a aquisição dos exemplares do livro foi aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Por se tratar de uma indicação, cabe ao Legislativo ou mesmo ao Governo do Estado apresentar um Projeto de Lei (PL) sobre o tema. Elmano já chegou a falar sobre o tema novamente após a aprovação da indicação no Legislativo, de forma favorável à aquisição não só das bíblias, mas de outros livros religiosos.
De autoria do deputado estadual Apóstolo Luiz Henrique (Republicanos), o projeto inicial não previa a inclusão dos livros sagrados das religiões, mas uma emenda adicionada ao texto prevê que “exemplar de livros ou textos sagrados de religiões praticadas no País” também estarão no acervo das bibliotecas.
No encontro com o Governo nesta segunda, estiveram presentes Dom Gregório Paixão, arcebispo da Arquidiocese de Fortaleza; Dom Aílton Menegussi, de Cratéus; Dom Geraldo Freire Soares, de Iguatu; Dom Rosalvo Cordeiro de Lima, de Itapipoca; Dom André Vital Félix da Silva, de Limoeiro do Norte; Monsenhor Aurélio Pinto de Sousa, de Quixadá; Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, de Sobral; Dom Francisco Edmilson Neves Ferreira, de Tianguá; e padre Francisco Macerlândio, secretário executivo do Regional Nordeste 1-CNBB.
O diálogo dos representantes da CNBB com o Executivo Estadual teve início em junho, quando as demandas regionais foram apresentadas às secretarias estaduais, conforme informou a assessora da entidade, Patricia Amorim, ao apresentar um relato das questões levantadas.
“Este momento, marcado pelo diálogo fraterno e pelo compromisso mútuo, fortalece os laços entre a Igreja e o Governo, ambos empenhados no serviço ao bem comum de nossa sociedade cearense”, afirmou Dom Magnus Henrique Lopes.
