A Pinacoteca do Ceará inaugura, nesta quarta-feira (11), a partir das 18h, duas novas exposições que focam na diversidade artística, política e cultural do Brasil. Durante a terceira edição do Fotofestival Solar, que acontecerá no museu, estreiam o “Delírio Tropical” e “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985″, que estarão em cartaz até 29 de junho de 2025, com classificação indicativa livre. Na semana de estreia, o horário para visitação ao equipamento cultural será estendido, funcionando até sábado (14), das 12h às 21, e no domingo (15), das 9h às 20h. O museu ainda realiza atividades infantis no programa Ateliê Criança Cria.
Com curadoria de Orlando Maneschy e Keyla Sobral, “Delírio Tropical” reúne 133 artistas de todas as regiões do país e de diferentes gerações que usam a imagem como elemento para construção de seus discursos. As obras que não são recomendadas para crianças e adolescentes estarão indicadas na sinalização do espaço. Já a mostra “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” conta com a curadoria de Thyago Nogueira e assistência de curadoria de Hurrana Santos, em parceria com o Instituto Moreira Salles. A exposição apresenta obras produzidas durante a ditadura militar brasileira pelo cineasta e fotógrafo Jorge Bodanzky, que estará presente na abertura da exposição.
As mostras serão inauguradas durante a programação Fotofestival Solar, que acontece entre quarta-feira (11) e domingo (15), quando o equipamento cultural receberá rodas de conversa e outras atividades ligadas às novas exposições em um diálogo da fotografia com outras linguagens artísticas.
As visitas mediadas livres com arte educadores também seguem acontecendo essa semana, acontecendo na sexta-feira (13) e sábado (14), das 15h às 16h. A participação é por ordem de chegada, no limite de até 20 pessoas por grupo. Os interessados em participar devem se apresentar 15 minutos antes na recepção do museu.
ATIVIDADE INFANTIL
No domingo, o museu também realiza o “Ateliê Criança Cria: Colorindo fotografias”, que ocorrerá das 10h às 11h e das 15h às 16h. As crianças poderão transformar paisagens de Fortaleza em obra de arte e visitar exposições, além de serem levados ao Ateliê 1, onde serão utilizados fotografias em preto to e branco que retratam edificações, ruínas, praças e outros cenários urbanos da cidade. A ideia é redesenhar e colorir esses espaços com lápis de cor e canetinhas. Serão ofertadas 15 agas para crianças a partir dos 3 anos acompanhadas
SERVIÇO
Quarta-feira, 11.12
- 18h
- Abertura das exposições “Delírio Tropical” e “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985”
- Classificação indicativa: Livre
- Acessível em Libras
- Gratuito
Sexta-feira, 13.12
- 15h às 16h
- Visitas mediadas
- Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
- Classificação indicativa: Livre
- Acessível em Libras
Sábado, 14.12
- 15h às 16h
- Visitas mediadas
- Onde: Exposições em cartaz na Pinacoteca do Ceará
- Classificação indicativa: Livre
- Acessível em Libras
Domingo, 15.12
- 10h às 11h | 15h às 16h
- Ateliê Criança Cria: Colorindo fotografias
- Mediação: Juliana Ferreira, Gi Monteiro e Wallison Azevedo
- Onde: Ateliê 1 da Pinacoteca do Ceará
- Classificação indicativa: Livre
- Recomendado para crianças a partir de 3 anos
- Acessível em Libras
- 15 vagas para crianças acompanhadas
Confira as exposições em cartaz no museu:
- “Delírio Tropical” – até 29 de junho de 2025
- “Que país é este? A câmera de Jorge Bodanzky durante a ditadura brasileira, 1964-1985” – até 13 de abril de 2025
- “Claudia Andujar. Minha vida em dois mundos” – até 9 de março de 2025
- “Amar se Aprende Amando”
Mostra Acervo Pinacoteca do Ceará
- Excepcionalmente durante a semana de abertura, a visitação na Pinacoteca do Ceará terá horário estendido – de quarta a sábado, das 12h às 21h, e no domingo, das 9h às 20h. A entrada nas exposições é permitida até 30 minutos antes do horário de fechamento.
