O governador Elmano de Freitas visitou, nesta segunda-feira (9), as obras da Transnordestina que liga os municípios de Quixadá e Itapiúna. No último dia 28 de novembro, o governador autorizou a liberação de R$ 3,6 bilhões para as obras, aporte feito pelo Banco do Nordeste mediante crédito do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE). O trecho é correspondente ao lote 7 e possui 55 km de extensão.
Com o início das obras no lote 7, restarão apenas 169 km para a chegada dos trilhos até o Complexo Industrial Portuário do Pecém, o que representará a conclusão da fase 1 da ferrovia. Ao todo, o projeto da Transnordestina tem 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios, partindo de Eliseu Martins (PI).
Elmano falou da expectativa de conclusão do projeto e exaltou a construção, como a maior obra de infraestrutura da América Latina.

“Estamos em Quixadá, com muita alegria, para observar as obras da Transnordestina. Conseguimos garantir, junto ao presidente Lula, os recursos para o andamento dessa importante ferrovia para o povo cearense. A previsão para conclusão é de 16 meses. Essa é a maior obra de infraestrutura da América Latina e só tenho a agradecer ao presidente Lula por esse equipamento tão fundamental para o Ceará e para o Nordeste”, destacou o governador Elmano de Freitas.
Com 150 km já concluídos, percurso que vai de Missão Velha até Acopiara, outros 151 km da Transnordestina seguem em execução em território cearense. Correspondentes aos lotes 4, 5 e 6, as obras passam por Acopiara, Senador Pompeu, Piquet Carneiro, Quixeramobim e Quixadá.
Com 608 km no Ceará, passando por 28 municípios, a Transnordestina deve contar com três terminais de carga no estado, abrangendo a bacia leiteira e agricultores cearenses, além de grandes produtores do Piauí.
