Menu

Elmano tranquiliza sobre Cid e frisa que “pensamentos diferentes” são legítimos

Cid Gomes, ao lado do governador Elmano de Freitas. Foto: Divulgação/Governo do Estado

O governador Elmano de Freitas (PT), em entrevista coletiva realizada nesta segunda-feira (9), tranquilizou sobre a situação envolvendo o possível rompimento do senador Cid Gomes (PSB) com o seu Governo. “Estamos muito unidos, dialogando muito”, afirmou. A possibilidade da saída do ex-governador da base de Elmano ocorreu no último mês de novembro, em objeção do pessebista à indicação de Fernando Santana (PT) para a Presidência da Assembleia. Ainda durante a coletiva, o chefe do Executivo estadual frisou que dentro de uma aliança como a dele, é legítimo que ocorram “pensamentos diferentes”.

“É normal. As pessoas precisam entender que em uma aliança política que temos, como no Ceará, é mais do que legítimo que possamos, às vezes, pensar diferente. Um pensa em um caminho, outro em outro. O importante é que possamos manter o respeito, o diálogo, e todo mundo, inclusive com a oposição”, pontuou o governador.

Como completou Elmano, há temas que estão “acima das disputas eleitorais”. Na ocasião, o chefe do Executivo, questões como a Transnordestina [agenda que cumpria em Quixadá], a segurança pública, o avanço na educação e a interiorização da saúde são temas que precisam ser dialogados por todos. O petista ressaltou que o diálogo com Cid continua.

“Estamos muito integrados. Estamos concluindo vários projetos que esse projeto [do Cid] iniciou”, disse, lembrando que o senador foi o primeiro governador do grupo político, em 2007. “Vamos concluir o Governo tendo 100% das escolas em Tempo Integral, o Hospital de Quixeramobim funcionando 100% depois da construção iniciada por Cid, assim como vamos fazer com o Hospital do Vale do Jaguaribe, que faltam duas especialidades, obstetrícia e UTI Neonatal”.

ENTENDA A SITUAÇÃO

Em meados de novembro, o senador Cid ameaçou o rompimento, por se sentir isolado nas decisões para os cargos no Estado. No mês, o deputado estadual Fernando Santana chegou a ser indicado pelo Governo para a Presidência da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). No dia 18 de novembro, o senador reuniu o Diretório Estadual do seu partido. Apesar de ter tentado evitar a falar sobre o possível rompimento, ele disse que precisaria “aguardar o final das etapas”.

Após alguns dias, o nome do deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) começou a ser especulado para a Alece, na vaga que seria de Santana. No início de dezembro, ele foi eleito para o cargo máximo da Mesa Diretora do Legislativo cearense. O parlamentar, aliás, deve seguir o mesmo rumo partidário de Cid, migrando para o PSB. Além da Assembleia, o partido deve ficar também com a Presidência da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor), com o vereador Leo Couto, nome que também é consenso com o prefeito eleito Evandro Leitão (PT).