Menu

Hemoce recebe quase 3.500 doações na Semana Nacional do Doador de Sangue

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), somou, na Semana Nacional do Doador de Sangue, 3.477 doações de sangue em todo o Ceará. O tradicional evento ocorre em todo o País em alusão ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado no dia 25 de novembro, e contou com uma programação especial nas unidades de Fortaleza e do interior, além de homenagens a doadores e parceiros, entre os dias 23 e 30 de novembro.

A ação fez parte da campanha “Nada faz tanto sucesso quanto salvar vidas”, cujo objetivo foi sensibilizar a população cearense sobre a importância da doação voluntária de sangue e mostrar a relevância que os doadores têm na vida dos pacientes. A iniciativa contou com apresentações musicais, shows de humor e mágica, serviços de saúde, beleza e bem-estar.

Visando alcançar um número maior de voluntários, a Semana do Doador de 2024 teve uma programação maior, com oito dias de evento. Nágela Lima, coordenadora de captação de doadores do Hemoce, agradeceu pela participação dos cearenses. “Nós agradecemos aos voluntários que dedicaram um pouco do seu tempo e vieram comemorar essa semana que é tão especial com a gente. Esse é um momento de celebração e também de gratidão por essa parceria que salva-vidas. Nós também agradecemos às instituições, artistas, profissionais e aos serviços que estiveram com a gente, tornando essa data ainda mais festiva. Muito obrigada!”, finalizou.

A solidariedade esteve presente em diferentes regiões do Ceará. No Hemocentro de Fortaleza, 1.940 bolsas foram coletadas. Na Região do Cariri, o hemonúcleo de Juazeiro do Norte recebeu 408 doações de sangue e Crato 228. Na Região Norte, 405 voluntários ajudaram a salvar vidas. No Sertão Central, foram 261 doações e no Centro-Sul, 235. Os hemocomponentes coletados ajudam a preparar o estoque para o fim de ano, e atendem à demanda transfusional de cerca de 500 unidades de saúde e 100% da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) cearense.

Apesar do sucesso, O Hemoce reforça que a solidariedade deve ser lembrada o ano inteiro e que o período de fim do ano precisa de ajuda extra, devido à época das festas, quando há redução nas doações.

Foto: Divulgação/Hemoce

PRÊMIOS

Durante a Semana do Doador, o Hemoce homenageou doadores e parceiros que se destacaram ao longo do ano com a causa. Em Fortaleza, a solenidade aconteceu no Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue e contou com a presença da vice-governadora do Ceará, Jade Romero (MDB). Na categoria Organização Cidadã, o hemocentro premiou quatro organizações que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue.

A comemoração reconheceu sete voluntários que se destacaram no número e na regularidade de doações. Na ocasião, as seguintes categorias foram contempladas: Doador RH negativo; Doador de Plaquetas; Doador do Posto de Coleta da Praça das Flores; Jovem Doador; Doador da Melhor Idade; Doador Sangue Raro; Doador HLA.

A solenidade também agraciou os parceiros que contribuíram no incentivo à doação de sangue. Na categoria Hemoce na Minha Cidade, projeto direcionado às secretarias municipais de Saúde, o Hemoce Fortaleza condecorou o município de Maranguape.

Na categoria Organização Cidadã, o hemocentro premiou quatro organizações da sociedade civil, dentre escolas, igrejas, universidades, empresas e ONGs, que contribuíram com a realização de ações de incentivo à doação de sangue na comunidade. As instituições homenageadas foram: Odonto Center Maracanaú, Shopping Giga Mall, Grau Técnico Montese e Grau Técnico Washington Soares.

Há cerca de 25 anos, o Hemoce realiza a entrega do Troféu Hemocinho, a maior condecoração para homenagear pessoas e instituições que, ao longo do ano, colaboraram com a doação de sangue no Ceará. Em 2024, recebeu o troféu, o Instituto Brasileiro Pró-Educação, Trabalho e Desenvolvimento (ISBET), por contribuir constantemente na captação de doadores por meio de ações educativas ao longo deste ano e de 2023.