Foi inaugurada neste sábado (7) a Sala do Empreendedor Rural do Ceará, no município de Barbalha, no Cariri. Primeira do Estado, a sala é uma parceria entre o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará; a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Ceará (Faec/Senar); e a Prefeitura de Barbalha. O projeto deve funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede da Faec no Município.
A iniciativa tem como objetivo dar fortalecimento e suporte às atividades realizadas pelos empreendedores rurais. A unidade representa um braço das Salas do Empreendedor, do Sebrae, que têm a função de disponibilizar informações e orientações, de forma simples e facilitada, sobre assuntos como gestão de micro e pequenas empresas e Microempreendedores Individuais (MEIs).
A Sala do Empreendedor Rural vai contar com serviços semelhantes aos já prestados nas Salas do Empreendedor, sendo mais voltados para produtores rurais. Dentre a gama de atividades oferecidas estarão:
- Orientações sobre MEI rural, formalização e inscrição estadual e municipal;
- Documentos necessários para se cadastrar como produtor;
- Desmistificação de alíquotas e contribuições diferenciadas;
- Orientações sobre aposentadoria para produtor rural e MEI;
- Emissão de Nota Fiscal (NF) para produtores;
- Planejamento e gestão do negócio rural;
- Informações sobre as chamadas públicas da agricultura;
- Informações sobre como vender para órgãos públicos;
Conforme Allan Girão, analista da Unidade de Gestão do Cliente do Sebrae Ceará, em uma sala do empreendedor, é procurado oferecer orientações sobre “emissão de notas fiscais, formalização de empreendimentos, documentação para o funcionamento do negócio, capacitações sobre como gerenciar melhor sua empresa e consultorias especializadas, além de serviços como regularização de CPF e débitos com o Governo Federal”.
“Esse elo entre a Sala e o Empreendedor rural é fundamental para orientação do Agronegócio cearense”, enfatizou Alci Porto, diretor técnico do Sebrae Ceará.
Amílcar Silveira, presidente da Faec, ressaltou que o novo espaço vai interiorizar as ações da Faec. “A escolha de Barbalha aconteceu por causa da sua posição geográfica no centro da região do Cariri, no polo econômico do Crajubar, que é Crato, Juazeiro e Barbalha, próximo a diversos municípios com vocação rural”, enfatizou.
