Menu

Fortaleza registra maior chuva do Ceará; tendência é que precipitações permaneçam

A capital cearense registrou a maior precipitação do Estado entre às 7h de quarta-feira (5) e às 7h desta quinta-fera (6). Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Fortaleza teve uma precipitação de 111,3 mm no intervalo, chuva que causou uma série de transtornos, com ruas alagadas e trânsito parado. Para sexta-feira (6), a Funceme aponta que deve predominar a estabilidade atmosférica na maior parte do dia, no entanto, podem ocorrer chuvas pontuais sobre o Litoral de Fortaleza.

Já para o sábado (7), espera-se o aumento da nebulosidade sobre a faixa litorânea e no Sul do Ceará (Cariri e Sertão Central dos Inhamuns).

Ao todo, pelo menos 108 cidades registraram precipitações entre quarta e quinta-feira. Além de Fortaleza, os destaques foram Uruburetama (75 mm), São Gonçalo do Amarante (72,2 mm), Caucaia (69,5 mm), Sobral (65 mm), Orós (61 mm), Icó (60 mm), Iracema (59 mm) e Solonópole (55,8 mm).

Além disso, o Ceará chegou ao terceiro dia seguido com aviso de “perigo potencial” devido às precipitações e ventos intensos. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), pelo menos 176 cidades cearenses devem ter chuvas de até 50 mm e rajadas de vento com velocidades máximas de 60 km/h.

FUNCEME

A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18°C no Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Para sexta-feira, as máximas devem ficar em torno de 38°C no Cariri, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana. Em relação à umidade relativa do ar, espera-se aumento dos valores mínimos, que devem se manter próximos e acima dos 40%. Quanto aos ventos, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Sudeste e Nordeste, com velocidade máxima entre 40 e 45 km/h no Centro-Sul do Estado, onde são esperadas chuvas mais fortes.