Menu

Polícia encontra 15 fósseis em pedreiras de Nova Olinda e Santana do Cariri

A Polícia Militar do Ceará (PMCE) recolheu, na manhã desta quarta-feira (4), 15 unidades de fósseis encontradas durante a extração de rochas, em pedreira, de Nova Olinda e Santana do Cariri. Os fósseis foram identificados na zona rural desses municípios durante um trabalho de prevenção ambiental e fiscalização do patrimônio cearense.

Em uma ação preventiva contra o tráfico de fósseis, a equipe do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA) se deslocou para as pedreiras de calcário laminado, localizadas nas zonas rurais dos municípios citados e, com a ajuda de trabalhadores locais. Entre os 15 fósseis, foram encontrados 10 de peixes (Dastible), quatro de insetos (Ephemeroptera) e um de planta (Ruffoodia). A região do Cariri cearense é reconhecida por seu patrimônio paleontológico, sendo um dos maiores sítios de fósseis do Brasil.

Os fósseis foram encaminhados ao Museu de Paleontologia Plácido Cidade Nuvens, localizado em Santana do Cariri, para estudos e exposições. Eles serão analisados pelos pesquisadores do equipamento para ampliar o conhecimento sobre a fauna e a flora que existiam na região há milhões de anos. A ação busca reforçar a importância do trabalho integrado entre órgãos de segurança, instituições de pesquisa e comunidades locais na preservação do patrimônio natural.