Menu

Chove em mais de 100 municípios cearenses em 24h; Cariri tem precipitação de 111 mm

Foto: Rodrigo Rodrigues/OPINIÃO CE

Dados parciais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apontam precipitações em mais de 100 municípios cearenses entre as 7 horas de terça-feira (3) e as 7 desta quarta (4). Os maiores volumes foram registrados em Ipaumirim (111,2 mm), Milhã (100 mm) e Lavras da Mangabeira (90 mm), no Cariri cearense. Também foram registradas fortes precipitações em Morada Nova (86 mm), Jaguaretama (84 mm), Banabuiú (80 mm), Cascavel (80 mm), Senador Pompeu (77,5 mm), Quixeramobim (72 mm) e Ipaumirim (67 mm). Em Fortaleza, a precipitação registrada nas últimas 24h alagou avenidas e locais de grande movimentação, como o Buraco da Gia, no Centro.

Os dados são parciais e serão atualizados ao longo do dia.

Leia também | Chuva e ventos fortes deixam rastro de inundação e destruição em Brejo Santo, no Cariri

O Ceará está, atualmente, na pré-estação chuvosa, que antecede o período em que são registrados os maiores volumes pluviométricos do Estado – entre fevereiro e março. Conforme a Funceme, o Estado segue com condições para chuvas em todas as macrorregiões do Estado pelos próximos dias. O cenário atual aponta ainda para alta possibilidade de acumulados mais expressivos. A expectativa de chuvas se dá, principalmente, pela atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN), que está localizado a leste da região Nordeste. O sistema é típico do período de pré-estação, que segue até janeiro.

Diante das atuais condições, a Funceme emitiu, nesta terça-feira (3), um aviso meteorológico reforçando o cenário mais favorável para acumulados expressivos, principalmente no Litoral de Fortaleza, Maciço de Baturité e no Cariri.

“A partir de quinta-feira (5) e sexta-feira (6), há uma tendência de diminuição dos acumulados de chuvas devido ao deslocamento do VCAN para oeste, consequentemente, seu núcleo (região com menor formação de nuvens) deverá atuar sobre o Ceará, principalmente, na próxima sexta-feira (6)”, aponta previsão da Funceme.

FORTALEZA

As previsões apontam que Fortaleza e RMF deve continuar com chuva ao longo desta quarta-feira. Os maiores acumulados ficam no período da manhã, diminuindo a partir da tarde. Para quinta-feira (5) e sexta-feira (6), espera-se uma diminuição nos acumulados de chuva. No período a temperatura deve variar entre 25 e 32 graus Celsius (°C) em Fortaleza, e entre 21°C e 32°C na RMF. A umidade relativa do ar deve se manter acima de 40% na Capital e RMF. Os ventos devem ser predominantes de Leste, podendo variar de Sudeste a Nordeste, com velocidade máxima em torno de 40 quilômetros por hora, tanto na Capital como na RMF.

TEMPERATURA

A temperatura mínima deverá ficar em torno de 18 °C no Maciço de Baturité, Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. A temperatura máxima deverá ficar em torno de 36 °C no Cariri, Litoral Norte, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, principalmente no período da tarde desta quarta-feira. Para quinta e sexta-feira, esperam-se um aumento das máximas em torno de 38°C, devido à diminuição dos acumulados de chuvas.

Em relação à umidade relativa do ar, espera-se aumento dos valores mínimos, que devem se manter acima de 30%. Quanto aos ventos, a direção predominante será de Leste, podendo variar entre Sudeste e Nordeste, com velocidade máxima que pode ser de 60 km/h no Centro-Sul do Ceará, onde são esperadas chuvas mais fortes.

OCORRÊNCIAS

Segundo informações da defesa Civil, em Fortaleza, foram registradas 21 ocorrências, sendo 16 referentes a alagamentos, três por perigo de desabamento e solicitação de lonas nos bairros Centro, Cidade dos Funcionários, Farias Brito e Presidente Kennedy; e um caso de desabamento parcial ocorrido no bairro Damas, porém não houve vítimas.

Os pontos críticos de Fortaleza são monitorados pelas equipes do Centro de Comando e Controle. A população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).