Menu

Artesãs cearenses participam de feira de artesanato na Colômbia

A 34ª Expoartesanías, realizada em Bogotá, na Colômbia, inicia nesta quarta-feira (4), contando com a presença de artesãs de Barbalha, Palhano e Juazeiro do Norte. O evento, considerado uma das maiores feiras de artesanato da América Latina, acontece até 17 de dezembro. Neste ano, o Brasil será homenageado, sendo destacada a riqueza do trabalho artesanal feminino. A participação das artesãs cearenses é realizada por meio do apoio da Secretaria da Proteção Social (SPS), através da Central de Artesanato do Ceará (CeArt). A titular da SPS, Onélia Santana, também participará do evento. 

“Para o Ceará, estar presente nesse espaço é uma oportunidade única de mostrar ao mundo a beleza e a originalidade do nosso artesanato, que carrega em cada peça a história, a tradição e o talento do nosso povo. É também uma chance de fortalecer nossos laços com o mercado internacional, abrir novas oportunidades para os nossos artesãos e reafirmar o artesanato cearense como um dos mais autênticos e valorizados do Brasil”, ressaltou a coordenadora de Desenvolvimento do Artesanato da SPS, Germana Mourão. 

O evento reúne artesãos e criadores de mais de 10 países para celebrar a tradição e diversidade do artesanato, totalizando mais de 1.000 expositores. No pavilhão brasileiro, o destaque será a produção de mulheres no artesanato, em um espaço de 285 m². O pavilhão do Brasil é organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), em parceria com o Ministério das Mulheres (MM), o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP), através do PAB, e o Sebrae. A iniciativa conta, ainda, com o apoio de diversas entidades governamentais. 

SELO CEART

A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, integrará o evento para participar do Selo CeArt, certificação que comprova a autenticidade do artesanato cearense. O convite para participação foi feito pelo Programa do Artesanato Brasileio (PAB). “O Selo CeArt é um mecanismo essencial para o artesanato cearense, uma vez que garante que as peças têm o DNA cearense, respeitando as técnicas tradicionais e as identidades culturais que tornam o artesanato cearense tão único e especial”, disse a titular da SPS, Onélia Santana. 

“O Selo CeArt valoriza o trabalho dos nossos artesãos e artesãs, protegendo a originalidade e a essência do que é produzido aqui. Além disso, ele dá mais credibilidade e confiança ao consumidor, tanto no Brasil, quanto no exterior, mostrando que cada peça carrega a alma e a história do Ceará”, completou a secretária.