O prefeito eleito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), confirmou em coletiva na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) quem serão os seus líderes na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) para o primeiro biênio de seu Governo. Nomes já ventilados, Bruno Mesquita (PSD), para a liderança, e Adriana Almeida (PT) e Aglaylson (PT), para a vice-liderança, foram confirmados pelo presidente da Assembleia.
Evandro falou sobre o assunto durante a votação para a nova Mesa Diretora da Alece, nesta segunda-feira (2), em que o deputado estadual Romeu Aldigueri (PDT) foi eleito para o biênio 2025/2026. Já na CMFor, a eleição para a composição da Mesa ocorre apenas no dia 1º de janeiro, quando os vereadores eleitos e reeleitos, além do prefeito, tomam sua posse. Apesar de ainda não estar definida, os primeiros nomes já começam a ventilar. O nome indicado para a Presidência da Casa do Legislativo municipal é o vereador Leo Couto (PSB). “Estamos construindo um nome de consenso, que hoje é o vereador Leo Couto”, frisou Evandro. O petista afirmou que ainda está sendo estudado quais serão os demais membros.
CONSTRUÇÃO DA COMPOSIÇÃO DA MESA DIRETORA
Conforme apurou o OPINIÃO CE no último mês de novembro, além de Couto, mais um integrante da Mesa já está encaminhado: o vereador reeleito Adail Jr (PDT), que deve ficar com a 1ª Vice-Presidência. O parlamentar foi um dos únicos dois de oito eleitos pelo partido para o Legislativo que definiu apoio a Evandro no segundo turno das eleições. O Regimento Interno da Câmara aponta que, na composição da Mesa, deve-se assegurar “tanto quanto possível” a representação proporcional dos partidos que compõem as cadeiras da Casa. Sendo a sigla que possui a maior bancada, normal que o PDT ocupe uma das vagas.
Já a Primeira-Secretaria deve ficar com algum dos vereadores eleitos pelo PL. O partido, no resultado das eleições, foi o que obteve a segunda maior bancada, portanto, também é comum que seja agraciado na chapa. Com cinco eleitos, a legenda dispõe dos seguintes nomes: Priscila Costa, Bella Carmelo, Julierme Sena, Inspetor Alberto, Marcelo Mendes. A defesa é de que Julierme seja o nome para a Primeira-Secretaria.
O cargo, como aponta o Regimento, tem pelo menos oito atribuições. Dentre eles, está ler o sumário do expediente e das propostas recebidas, anotar as discussões e as votações e acolher os pedidos de inscrição dos vereadores para o uso da palavra. O posto é muito visado, e colocado, depois do de Presidente, como um dos mais importantes de toda a Mesa Diretora.
