A Latam inaugurou no último sábado (30 de novembro) a rota Fortaleza-Santiago. Com 140 passageiros, o voo inaugural bateu a marca de 80% de ocupação e contou com cerimônia de corte de fita antes do embarque no Aeroporto Internacional Pinto Martins, com a presença de Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo; Bruno Gaspar Marques, secretário-executivo de planejamento e gestão interna do Ceará; Eduardo Macedo, gerente de assuntos públicos da Latam Brasil, e Pedro Navega, gerente de Aviação Comercial da Fraport Brasil.
A companhia aérea prevê transportar até 14,5 mil passageiros por ano na sua nova operação entre Brasil e Chile, que conta com as operações em outras sete rotas regulares: São Paulo-Santiago, Brasília-Santiago, Rio de Janeiro-Santiago, Belo Horizonte-Santiago, Curitiba-Santiago, Florianópolis-Santiago e Porto Alegre-Santiago, que será reinaugurada em janeiro.
Com duração média de seis horas e 20 minutos, os voos Fortaleza-Santiago são operados aos sábados e os de retorno aos domingos. As aeronaves decolam às 14h45 de Fortaleza e às 6h (horário local) de Santiago. Na comparação com uma viagem com conexão no aeroporto de Guarulhos-SP, a nova rota diminui em três horas o tempo médio de deslocamento entre a capital cearense e a chilena. As passagens estão à venda em latam.com e demais canais.
“Além de Santiago, os passageiros partindo de Fortaleza agora podem chegar com facilidade a Auckland, Sydney, Melbourne, além de outros destinos no próprio Chile, como a Ilha de Páscoa, Calama, Punta Arenas e Puerto Montt, facilitando o turismo dos brasileiros em nosso país vizinho e no outro lado do mundo. A nova rota representa ainda uma oportunidade para apresentar aos turistas internacionais as atrações do Nordeste brasileiro”, comenta Eduardo Macedo, gerente de Assuntos Públicos da Latam Brasil.
O Aeroporto Internacional Pinto Martins é o principal hub (centro de conexões) da Latam no Nordeste, com voos diretos para 12 destinos domésticos no País e outro voo internacional para Miami, nos Estados Unidos, responsável por cerca de 60 mil passageiros transportados de janeiro a outubro deste ano.
“O voo Fortaleza-Santiago é um marco importante na conexão aérea do Ceará com o restante da América do Sul. O Estado, que lidera a movimentação de passageiros em voos internacionais entre os estados das regiões Norte e Nordeste, dá mais um passo na ampliação da oferta de assentos, impulsionando o fluxo turístico e oportunizando mais desenvolvimento econômico. Agradecemos a Latam por acreditar em nosso destino, confiantes de que nossos atrativos únicos continuarão a encantar o mundo e, a partir de agora, especialmente os chilenos”, comenta Yrwana Albuquerque, secretária do Turismo do Ceará.
