Menu

Lula assinará contrato de R$ 3,6 bi para obras da Transnordestina no Sertão de Quixadá

Foto: Junior Pio/Alece

O deputado De Assis Diniz (PT), líder do maior bloco partidário na Assembleia Legislativa do Ceará, anunciou que o presidente Lula (PT) assinará, nesta quinta-feira (28), em Brasília, a ordem de serviço do contrato de R$ 3,6 bilhões para dar sequência à obra da Transnordestina no trecho que liga Quixeramobim a Quixadá, no Interior do Ceará. O anúncio foi feito em fala na tribuna, nesta quarta-feira (27).

De Assis ressaltou a importância do equipamento. “Vamos ter algo em torno de 600 quilômetros dentro do Ceará até chegar no Porto do Pecém. É a economia do Estado podendo desenvolver suas vocações, fortalecendo a indústria, o serviço e o comércio”, pontuou.

O governador Elmano de Freitas (PT) adiantou, em visita às obras do Cinturão das Águas, no Crato, nesta semana, que o Ceará terá pelo menos três portos secos ligados à ferrovia: em Missão Velha, no Cariri, e em Quixeramobim e Senador Pompeu, no Sertão Central. “Três portos para fazer transição para o ferroviário e, principalmente, para quem trabalha e desenvolve as atividades da agricultura, pecuária e indústria terem as condições para alavancar esses setores”, observou o petista. Um porto seco consiste em uma instalação logística que facilita o desembaraço de cargas de importação e exportação.

O parlamentar destacou o cenário da geração de empregos no Ceará e os investimentos na agricultura do Estado, com incremento em maquinários, em sementes “com alto grau de germinação” e na pecuária.