Como forma de fortalecer a agricultura familiar e contribuir com a segurança alimentar da população, o Governo do Ceará firmou oito contratos com cooperativas cearenses, nesta quarta-feira (27), no Palácio da Abolição. A iniciativa acontece por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA Leite), ação executada em parceria com a União, que conta com aporte de R$ 12,3 milhões e beneficiará 260 mil pessoas em 134 municípios cearenses.
“Sei a importância do PAA Leite para os nossos produtores, sobretudo para as pessoas mais vulneráveis do nosso Estado. Já foram 19 milhões investidos, com outros 12 milhões neste momento. Com isso, podemos garantir a continuidade deste programa que é tão efetivo para o povo cearense. O PAA Leite atende o povo mais carente, mas também dá aos produtores o direito de vender a sua produção. Isso tudo se dá ao trabalho duro e digno do povo cearense”, destacou a vice-governadora Jade Romero (MDB).
Os contratos assinados nesta quarta-feira são referentes à continuidade da execução do programa no ano de 2024. Neste ano, foram distribuídos 8.277 litros de leite de cabra e 6.279.130 de leite vaca para 2.154 entidades socioassistenciais em 134 municípios cearenses.
Mesmo à distância, Wellington Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, reafirmou o apoio do Governo Federal para o PAA Leite.
“Queremos comemorar os atos celebrados hoje para garantir a continuidade deste programa. É o Ceará Sem Fome, o Brasil Sem Fome, trabalhando na mesma linha. Seguiremos trabalhando juntos”, garantiu Wellington Dias.
O PAA Leite é uma ação do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) executada em parceria com o Governo do Ceará. O programa pretende contribuir como complementação para o abastecimento alimentar de famílias que estejam em situação de vulnerabilidade social e/ou em estado de insegurança alimentar e nutricional por meio da distribuição gratuita de leite.
