Menu

Deputado quer criar auxílio financeiro para protetores de animais no Ceará

O deputado estadual Apollo Vicz (PSD) apresentou um projeto de indicação para criação do Programa Auxílio Protetor no âmbito do Estado, destinado à assistência financeira a protetores independentes que cuidam de animais. Ele defendeu a proposta, que já está tramitando na Casa, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta quarta-feira (27). A proposta prevê a concessão de uma assistência financeira mensal a protetores independentes que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade no Ceará.

“É um projeto que busca amparar esses protetores independentes, que são pessoas com uma imensa responsabilidade de se dedicar ao resgate de animais em situação de rua, de vulnerabilidade. São animais vítimas de maus-tratos e que não são devidamente amparados”, ressaltou o parlamentar.

Para o deputado, a proposta é um reconhecimento ao papel desempenhado por essas pessoas na sociedade. “Sou protetor, cresci dentro de abrigos de animais e conheço essa realidade. A verdade é que não temos a obrigação de realizar esse papel, pois esse trabalho deveria ser assumido pelo poder público”, avaliou.

Ainda de acordo com Apollo Vicz, é necessário desconstruir certas visões a respeito do trabalho desempenhado por abrigos de animais e protetores independentes. “Peço paciência e compreensão de quem, às vezes, procura um abrigo ou um protetor para encaminhar um animal encontrado em situação de vulnerabilidade, recebem como resposta um não e se irritam com isso. São abrigos e pessoas que cuidam de muitos animais, que demoram a ser adotados ou nem são adotados, ou seja, não é uma vida fácil”, assinalou.

Em aparte, a deputada Martinha Brandão (Cidadania) parabenizou o colega pela defesa da causa animal. “A sua causa é bastante importante e tem um apelo social imenso”, destacou.

Por se tratar de um projeto de indicação, caso seja aprovada na Casa, a proposta ainda precisará retornar ao Legislativo em formato de projeto de lei.