Começa na quinta-feira (28), no Maciço de Baturité, a 2ª edição da Mostra Sesc HQ de Pacoti, que reúne uma programação diversificada para todos os públicos, com foco no universo dos quadrinhos, em especial o cearense. A programação segue até sábado (30). A cidade serrana, a cerca de 95 km de Fortaleza, vem, aos poucos, se tornando a capital cearense do gênero literário. O evento é uma realização do Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc, e acontece a cada dois anos com o objetivo de transformar Pacoti numa referência quando o assunto é histórias em quadrinhos. A programação é totalmente gratuita.
Para o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão, assim como o Cariri já é reconhecido como o berço da Mostra Sesc Cariri de Culturas, a ideia é trazer para o Maciço de Baturité essa identidade dos quadrinhos, por meio de uma rede cultural no Estado, através tanto pelas tradições regionais e das manifestações artísticas contemporâneas.
“Isso não é feito apenas por meio da Mostra Sesc HQ, mas com várias ações realizadas ao longo do ano, como a parceria assinada com o Ecomuseu, onde são disponibilizadas oficinas e exposições ao longo do ano. Dessa forma, o Sesc vai fortalecendo esse potencial cultural da Região, mostrando que o Ceará tem manifestações artísticas ricas e plurais”, explica Gastão.
INTERCÂMBIO
O evento tem também a intenção de se transformar em uma mostra internacional. Pela segunda vez consecutiva, a mostra traz o ilustrador português Paulo Monteiro, diretor do Festival Internacional de Quadrinhos de Beja, e, pela primeira vez, o ilustrador Angolano Tche Gurgel, criador do Festival Luanda International Cartoon. Ambos realizarão a palestra “Festivais de Quadrinhos”, na quinta-feira (28), a partir das 16h30.
“O propósito é que esses ilustradores falem sobre os eventos que realizam em seus países, conheçam o trabalho dos nossos artistas e levem para a África e Europa os nossos talentos, fazendo um intercâmbio internacional, potencializando essa troca cultural”, explica o gerente de Culturas do Sesc Alemberg Quindins.
A intenção, ao trazer artistas de outros países, segundo a gerência de Culturas do Sesc, é fazer com que a Mostra Sesc HQ seja um ponto curatorial para festivais internacionais que desejam conhecer a produção feita no Ceará, e que esses eventos na África e na Europa também sejam pontos curatoriais para a Mostra que acontece aqui.
PROGRAMAÇÃO
A Mostra Sesc HQ contará com oficinas, palestras, exposições, apresentações culturais, além da Feira Literária que disponibilizará a venda de quadrinhos das editoras cearenses Reboot e Avoante. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Com abertura na quinta-feira (28), às 9h, o evento vai inaugurar o monumento dos personagens Reco-reco, Bolão e Azeitona, uns dos primeiros personagens de quadrinhos brasileiros, criados pelo cartunista cearense Luiz Sá, sucesso na década de 1930, veiculados na revista O Tico-Tico. A confecção dos monumentos, que ficarão na entrada da cidade de Pacoti, foi de outro cearense, o artista plástico Antonio Jáder Pereira, o Dim Brinquedim.
Também será entregue, na quinta-feira, às 19h, o Troféu Luiz Sá ao escritor e quadrinista Klévisson Viana, curador do livro lançado na 1ª edição da Mostra Sesc HQ em 2022, Polo de Lazer. O momento contará também com o show de abertura, com Abidoral Jamacaru, cantor, compositor e um dos maiores representantes da música popular caririense.
Neste ano, o lançamento que marcará a 2ª edição do evento também acontece no dia 28, às 15h. A obra “Avallon” é baseada no álbum de mesmo nome, lançado em 1986, e de autoria Abidoral Jamacaru. As histórias são inspiradas nas oito faixas do LP, um dos marcos na produção musical cearense. A solenidade contará também com as exposições “Mendez” e “Pacoti em Quadrinhos”, que ficarão expostas na Escola de Artes BCA durante toda a Mostra. Ainda segundo Alemberg Quindins, o acervo do artista baturiteense Mário Mendez, um dos maiores nomes da caricatura brasileira, foi doado ao Sesc.
