A Prefeitura de Fortaleza lança, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), nesta sexta-feira (22), a Operação Inverno 2024/2025, que busca realizar medidas de prevenção e proliferação de arboviroses, incluindo dengue, zika e chikungunya. As arboviroses são causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Tendo em vista o aumento de casos dessas doenças durante a quadra chuvosa, a iniciativa se estenderá até fevereiro. O início da campanha acontece na Praça da Aerolândia, a partir das 8h. Neste ano, a operação faz nove anos de atuação, mantendo a capital cearense sem epidemias de dengue.
Além da Aerolândia, os bairros Alto da Balança e São João do Tauape serão os primeiros a receber as intervenções, pois apresentaram alto índice de contágio do Aedes aegypti. Apenas nesses bairros, mais de 46 mil pessoas serão beneficiadas com o mutirão, que percorrerá, aproximadamente, 27 mil residências. Serão 701 agentes comunitários de endemias (ACE), que atuarão na eliminação manual dos focos e aplicação de larvacida biológico nos armazenamentos d´água.
A partir de reuniões intersetoriais, que foram realizadas desde 2015, foi estabelecido que a Operação Inverno atua com a parceria de múltiplas frentes, com o envolvimento de diversos órgãos públicos. As ações consistem na eliminação de criadouros tradicionais, como recipientes descartáveis expostos ao ambiente, principalmente em bairros com maior incidência das doenças, ampliando o controle para locais de maior risco de infestação do mosquito.
Serviço
Lançamento da Operação Inverno 2024/2025 no bairro Aerolândia
- Data: 22/11 (sexta-feira)
- Horário: 8h
- Local: Praça da Aerolândia (BR-116, s/n – Alto da Balança)
