Como medida de contingência à crise de abastecimento em Milhã, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), por meio da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), realiza ações para garantir mais segurança hídrica na região, tendo em vista que o Açude Jatobá, que abastece o município, encontra-se com 6% da capacidade total.
Durante esta semana, as equipes técnicas do Governo do Estado estiveram junto à Prefeitura de Milhã, realizando a limpeza de poços profundos para reativação. O Secretário dos Recursos Hídricos, Ramon Rodrigues, reforça o compromisso com o abastecimento humano do Ceará.
“O Governo do Estado está ciente da situação e garante que haverá intervenção para Milhã. Estamos traçando junto à Prefeitura um plano de ações em conjunto com os órgãos estaduais, a fim de conter a crise”, assegurou o secretário.
Ramon Rodrigues reforça ainda que no primeiro semestre de 2025, a região de Milhã deve ser abastecida pelo projeto Malha D’água, o maior projeto de segurança hídrica do País, que levará água de qualidade para os cearenses. A situação do município segue acompanhada pelo Comitê Integrada de Segurança Hídrica (CISH), responsável pelo monitoramento do abastecimento do Ceará.
