O prefeito José Sarto (PDT) anunciou, nesta quinta-feira (21), uma força-tarefa para atuar no Instituto Doutor José Frota (IJF), garantindo o abastecimento de medicamentos e insumos para o hospital. Formado por representantes das secretarias da Saúde (SMS), das Finanças (Sefin), de Governo e da Procuradoria-Geral do Município (PGM), o grupo assumirá temporariamente a gestão da unidade, dando todo o suporte e agilidade aos processos de compras e pagamentos da instituição.
“Esse esforço estratégico será liderado pelo secretário da Saúde Galeno Taumaturgo, contando com toda a estrutura da Prefeitura para garantir imediatamente o restabelecimento do abastecimento de materiais e insumos, para que a população não tenha nenhum prejuízo. E [a força-tarefa] tem total autonomia para fazer essa gestão e garantir a excelência que o IJF tem e terá para a cidade de Fortaleza e para o Ceará, considerando que 50% das pessoas atendidas pelo hospital são do interior do estado”, afirmou o prefeito José Sarto.
PRESSÃO DO MPCE
No dia 8 deste mês, o Ministério Público do Ceará (MPCE) entrou com uma ação civil pública (ACP) contra a Prefeitura de Fortaleza devido à falta de medicamentos no IJF. No documento, são réus o prefeito José Sarto (PDT), o secretário de Saúde, Galeno Taumaturgo, e o superintendente do hospital, José Maria Sampaio Menezes Neto. Na ação, que tem como base um relatório do Sindicato dos Médicos do Ceará, os promotores do Ministério Público pedem a solução urgente ou o pagamento de multa diária até a aquisição de medicamentos e os materiais necessários.
Após o encontro com os secretários e com o titular da PGM, Sarto usou as redes sociais para ununciar a formação da força-tarefa para resolver o mais rápido possível os problemas de logística no IJF.
“Determinei a criação de uma força-tarefa que começará a atuar imediatamente no Instituto Doutor José Frota (IJF) para garantir o abastecimento de medicamentos e insumos. A partir de hoje, o grupo, formado por representantes da Secretaria da Saúde, da Secretaria de Finanças, da Secretaria de Governo e da Procuradoria Geral do Município, assume temporariamente a gestão da unidade, dando todo o suporte e agilidade aos processos de compras e pagamentos da instituição. Com a medida, reforço meu inteiro compromisso de zelar pela saúde e pela vida dos pacientes, assegurando o atendimento de excelência prestado historicamente pelo IJF”, postou o gestor da Capital.
