O senador Cid Gomes comparou a política ao futebol. “Só podemos comemorar a subida do Ceará para a Série A na última rodada. Até dá vontade de comemorar, mas não se pode fazer, tem um rito”, pontuou com sorriso.
A fala de Cid Gomes tem relação com a eleição para presidente da Alece. Ao falar em rito, o senador parece ter construído um caminho político por meio de uma maioria. Foi o que passou. Fernando Santana pode levar a presidência, mas terá que construir uma maioria.
O problema do rito é que nenhum outro nome lançou publicamente uma candidatura para enfrentar Fernando Santana. Nos bastidores, deputados são citados, mas não colocados em disputa.
O importante foi ouvirmos Cid Gomes. Ele, em momento algum, falou em rompimento com Elmano ou com o ministro Camilo Santana, e desautorizou quem falou por ele.
Lia de Freitas comanda a maior cozinha brasileira no combate à fome
A primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, atua para atingir uma meta ousada, tirar o Ceará do Mapa da Fome. Não é fácil, mas está se tornando viável. Ela distribuiu quase meio milhão de refeições diárias em 1.300 cozinhas do Programa Ceará Sem Fome. Lia tem tanto controle do Programa que conhece as equipes pelo nome, o cardápio diário e faz o acompanhamento por meio de grupos de WhatsApp e outros métodos disponibilizados pelo governo cearense. A primeira-dama lamenta incompreensões do tipo misturar política partidária com política de combate à fome. “Todos deveríamos nos engajar, a fome não tem bandeira”, coloca claramente. Lia é uma estrela do PT.
Léo Couto está na cota de Cid para presidir a Câmara de Fortaleza
O vereador Léo Couto é amigo do prefeito eleito Evandro Leitão, do senador Cid Gomes e do ministro Camilo Santana. Tem como companheiro de estrada o coronel André Barbosa, que será o diretor-geral da Câmara. O PSB só elegeu dois vereadores, mas ganhou a presidência da Casa para Léo Couto. Cid está contemplado, na visão de vereadores que estão na base de Evandro Leitão.
Porto Seco, a vez do Ceará
O Governo do Ceará trabalha para conquistar processo licitatório para ter um Porto Seco. O processo está em andamento e Quixeramobim tem tudo adiantado. A última concessão de um Porto Seco foi no governo Temer e não deu certo. O Porto Seco cearense tem como plataforma para funcionar a Transnordestina e seus trens. É uma importante aposta.
Gledson Bezerra é um nome da direita para enfrentar reeleição de Elmano
O nome do candidato a governador da direita não está em Fortaleza. Ele é do Cariri, o prefeito reeleito de Juazeiro do Norte aparece na lista dos pré-candidatos ao governo em 2026. Gledson teria que renunciar a dois anos de mandato para entrar na disputa. O PL quer que ele deixe o Podemos e passe a ser o representante da direita no Ceará, como pré-candidato.
Por que a disputa pelo TCE?
A vaga de Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Ceará vale muito. O salário é R$ 39.717,69. De quebra tem direito a 10 cargos comissionados, carro com motorista e outras mordomias. O cargo tem prestígio político.
