Menu

Christiane Leitão é eleita presidente da OAB-CE e se torna primeira mulher à frente da instituição

Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Christiane Leitão foi eleita presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Ceará, se consagrando como a primeira mulher a ocupar o cargo no Estado. Eleito como vice-presidente do órgão, David Sombra Peixoto compõe a chapa vencedora, que fará a gestão nos próximos três anos. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (19), a partir de votação de todos os advogados membros, que ocorreu no Iguatemi Hall, em Fortaleza, e nas subseções do interior do Estado.

A advogada, da chapa 20, denominada “Pela OAB. Por Você”, recebeu apoio do atual presidente da entidade, Erinaldo Dantas e venceu a eleição com 11.382 votos. Já o candidato derrotado, o advogado Fábio Timbó e a vice, Mabel Portela, ficou com 3.758 votos. Ele era da chapa 10, da oposição, intitulada “Reconecta OAB — Aliança pela Advocacia”.

A chapa derrotada é composta por Fábio Timbó, que concorria a presidência, e Mabel Portela.

A eleição foi realizada por mais de 24,5 mil advogados de todo o Ceará. Os ausente da votação terão até 30 dias para justificar. A falta de justificativa levará o advogado a pagará uma multa correspondente a 20% do valor da anuidade vigente.

Completando 25 anos de advocacia, Christiane é mestra em direito constitucional, presidente da comissão Mulher Advogada e membro da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica. Atualmente, é coordenadora das 115 comissões temáticas da instituição, onde também atuou como conselheira estadual.

PERFIL

Christiane do Vale Leitão é graduada em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e possui especializações em Direito Processual Penal e Sociologia. Com um mestrado em Direito Constitucional pela Unifor, Christiane é a então vice-presidente da OAB-CE (2022/2024) e preside a Comissão da Mulher Advogada da Ordem. A chapa contou com o importante apoio do atual presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, que esteve à frente da entidade por dois mandatos. A chapa eleita é formada pelos conselheiros federais José Erinaldo Dantas Filho, Caio Cesar Vieira Rocha, Waldir Xavier de Lima Filho, Katianne Wirna Rodrigues Cruz Aragão, Ana Vládia Martins Feitosa e Mariana Gomes Pedrosa Bezerra.

Seu compromisso com a advocacia e a igualdade de gênero se reflete em sua atuação como membro efetivo da Associação Brasileira de Mulheres de Carreira Jurídica do Ceará, do Instituto dos Advogados Brasileiros e do Instituto dos Advogados do Ceará. Além disso, ela exerceu papéis importantes nos conselhos municipais e estaduais voltados para os direitos da mulher e é secretária-geral da Comissão Nacional da Mulher Advogada.

Já David Sombra Peixoto é formado em Direito pela Universidade de Fortaleza, com especialização em Direito Processual Civil pela Escola Superior da Magistratura do Ceará (Esmec), além de ser formado em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Também possui mestrado em Direito, com foco em Relações Privadas, Sociedade e Desenvolvimento, pela Universidade 7 de Setembro (Uni7). David tem uma longa trajetória na OAB-CE, tendo atuado como conselheiro estadual e secretário-geral adjunto, além de ter sido membro jurista do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará. Atualmente, ele é o secretário-geral da OAB-CE e diretor-presidente do escritório Viana Peixoto – Advogados Associados.