Menu

Equipes de transição da Prefeitura de Fortaleza iniciam reuniões setoriais

Na reunião desta segunda-feira (18), foram debatidas as estruturas administrativas das pastas municipais de Urbanismo e Meio Ambiente, de Infraestrutura e de Finanças. Foto: Yuri Allen/ Prefeitura de Fortaleza

As reuniões setoriais das equipes de transição da Prefeitura de Fortaleza tiveram início nesta segunda-feira (18). Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Finanças (Sefin), de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e da Infraestrutura (Seinf). Foram apresentados os projetos e programas em andamento, bem como o organograma de cada órgão.

Os encontros continuarão no decorrer da semana. Nesta terça (19), às 14h, será a vez das secretarias municipais da Saúde (SMS) e do Desenvolvimento Econômico (SDE). Na quinta (21), às 9h, ficaram agendadas as reuniões com os gestores do Instituto Doutor José Frota (IJF) e da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor).

Na próxima semana acontecerão encontros com as secretarias dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS), de Conservação e Serviços Públicos (SCSP), da Educação (SME), da Juventude (Sejuv), além da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e gestores dos órgãos ligados às políticas públicas para a primeira infância.

A comissão de transição do prefeito eleito Evandro Leitão (PT) é coordenada pela vice-prefeita eleita, Gabriella Aguiar (PSD), e composta por Francisco de Castro Menezes Júnior (Júnior Castro), Hélio Leitão, Luís Sérgio Menezes da Costa, Osvaldo Rebouças, Guilherme Sampaio e Laila Freitas e Silva. A da atual gestão é formada por Renato Lima (coordenador), Mário Fracalossi, Fernando Oliveira, Samuel Dias, Ana Manuela Nogueira, Juliana Guimarães e Flávia Teixeira.

Sempre que há mudança de gestão, seja municipal, estadual ou federal, antes da passagem de comando, é aberto o processo de transição de governo, na qual são repassadas informações sobre o andamento da administração atual para os representantes indicados pelo gestor eleito.

O processo envolve, entre outras questões, a entrega de dados sobre a situação econômica do município, incluindo despesas, dívidas e receitas da Prefeitura. A transição de governo é um momento crucial para a continuidade dos serviços públicos e o desenvolvimento municipal. A troca de gestão exige planejamento e organização para garantir que as políticas públicas sejam implementadas de forma eficiente e transparente.