Menu

Galeria de ex-presidentes tem espaço em branco no período de RC na Presidência da Assembleia

Roberto Cláudio presidiu a Casa entre 2011 e 2012. Foto: Felipe Barreto

Uma situação vem gerando curiosidade entre os transeuntes na Assembleia Legislativa do Ceará, reaberta no início de novembro após um incêndio ter destruído boa parte de sua estrutura. Na galeria dos ex-presidentes do Legislativo estadual, apenas uma imagem não se faz presente: a do ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT). O OPINIÃO CE esteve no local e constatou a ausência da imagem do pedetista. 

Ex-deputado estadual, ele presidiu a Alece entre 2011 e 2012, antes de ser votado pela população da Capital para prefeito. À época, RC ainda era alinhado ao grupo governista que se mantém no poder do Executivo estadual atualmente.

Desde 2022, no entanto, quando se candidatou ao Governo do Ceará – a contragosto de parte do seu partido -, o ex-gestor de Fortaleza está rompido com os líderes do bloco de lideranças do Governo, como o ex-governador e ministro da Educação, Camilo Santana (PT), o governador Elmano de Santana (PT) e o também ex-governador e senador Cid Gomes (PSB).

Em 2024, com a derrota do atual prefeito e candidato à reeleição, José Sarto (PDT), no primeiro turno, RC apoiou a candidatura do bolsonarista André Fernandes (PL) no turno adicional. O candidato do Governo, na ocasião, foi o atual presidente da Assembleia, Evandro Leitão (PT). O OPINIÃO CE entrou em contato com a comunicação da Alece para colher mais informações sobre a ausência da imagem referente a Roberto Cláudio, mas não houve retorno até a publicação deste material.