Menu

Após polêmica, UFC vai rediscutir denominação da Concha Acústica da Reitoria

Devido à polêmica após mudança da denominação da Concha Acústica da Universidade Federal do Ceará (UFC), o reitor Custódio Almeida decidiu convocar para as 14h desta segunda-feira (18) uma sessão extraordinária do Conselho Universitário (Consuni) para discussão e deliberação sobre a denominação do equipamento. No dia 1º deste mês, durante a 138ª sessão ordinária do Consuni, foi aprovada a denominação do espaço de Bergson Gurjão Farias.

“Trata-se de uma homenagem póstuma ao aluno do Curso de Química da UFC de 1967 a 1969, quando foi expulso por força da ditadura, devido ao seu ativismo estudantil – ele era vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE)”, diz a reitoria da UFC, em nota. Antes, a concha acústica da UFC homenageava o fundador da universidade, Antônio Martins Filho, embora oficialmente o equipamento não tivesse denominação registrada.

Após o anúncio sobre a mudança do nome do equipamento para Bergson Gurjão Farias, uma polêmica foi gerada em torno do assunto. O ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT), filho do ex-reitor Roberto Cláudio Frota Bezerra, que faleceu em janeiro de 2023, aos 75 anos, se posicionou contra a alteração. Ele alegou que era um desrespeito à memória de Antônio Martins Filho, fundador da UFC e de outras universidades no Ceará.

O deputado estadual Renato Roseno (Psol) rebateu as críticas feitas ao Consuni e alertou que estavam propagando desinformação, tendo em vista que a concha acústica, oficialmente, não tinha denominação. “Sem projeto para o nosso Estado e para o País, o novo foco da direita cearense é criticar a decisão do conselho da Universidade Federal do Ceará em batizar a Concha Acústica com o nome de Bergson Gurjão Farias”, escreveu o deputado em uma rede social. “Nomear a Concha Acústica da UFC com o nome de Bergson é um farol simbólico para a democracia universitária e brasileira”, destacou.

Até a realização da sessão do Consuni, a ata na qual constaria que a concha acústica levaria o nome de Antônio Martins Filho não havia sido encontrada. Essa sessão ocorreu há 65 anos.

“Após a aprovação [da homenagem a Bergson Gurjão Farias], foi identificada a ata da 49ª Sessão Extraordinária do Consuni, realizada no dia 29 de agosto de 1959. Nessa reunião, uma comissão de estudantes da Escola de Engenharia apresentou um memorial, por meio do DCE, no qual solicitaram que fosse dado o nome do então reitor Antônio Martins Filho ao Auditório da Concha Acústica, o que foi aprovado naquele momento“, diz o texto do boletim informativo da UFC.

Em virtude do documento encontrado nos arquivos da UFC, a reunião extraordinária do Consuni deverá confirmar que Bergson Gurjão Farias será homenageado pela instituição, entretanto em outro equipamento.